quinta-feira, 24 de maio de 2018

Federação do Paraná completa 86 anos

23|05|2018 - 13:38 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt
São Paulo - Uma das mais antigas entidades filiadas à CBAt, a Federação de Atletismo do Paraná (FAP) nesta data (23 de maio de 2018) está completando 86 anos. A fundação data de 1932, quando as organizações de administração do esporte olímpico começavam a surgir no Brasil. Neste período, a FAP teve papel fundamental no desenvolvimento atlético do Estado.
Fonte: CBAt

Grandes atletas foram revelados no Paraná, entre eles o maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, ganhador da medalha de bronze na Olimpíada de Atenas em 2004. O velocista Edson Luciano Ribeiro conquistou duas medalhas olímpicas e duas em Mundiais no revezamento 4x100 m.

O atual presidente da FAP é Ubiratan Martins Junior, que é árbitro de partida do quadro da IAAF. "Temos um calendário de competições que atende as várias modalidades e categorias de idade", explica Bira, como o dirigente é conhecido na comunidade.

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, Warlindo Carneiro da Silva Filho, enviou cumprimentos a Bira, à FAP e a todos os que fazem o exporte-base no Estado. "Ao longo dos anos o Atletismo tem se fortalecido no Paraná, o que contribui para o engrandecimento do esporte em todo o País", disse Warlindo. "Parabéns a todos os que trabalham e trabalharam na FAP e nos clubes paranaenses", completou.

quarta-feira, 23 de maio de 2018

"Atletismo Mourãoense conquista título nacional em Pernambuco

"O destaque foi para Tainá Beatriz, que levou um ouro nos 800 metros rasos e uma prata nos 1.500 metros rasos feminino.

"A equipe de atletismo do Município de Campo Mourão, comandada pelo técnico Paulo Cesar da Costa (Paulinho), conquistou "um importante título nacional no final de semana. Foi em Recife, Pernambuco , "onde a equipe feminina ganhou o Campeonato Brasileiro de Atletismo Feminino Sub-18. ". Na competição em geral, somando o feminino e o masculino, os mourãoenses ficaram com a quinta colocação. O destaque " foi para Tainá Beatriz, que levou um ouro nos 800 metros rasos e uma prata nos 1.500 metros rasos feminino.", "“Foi um título inédito, nossos atletas fizeram uma grande competição, e assim, honraram, em mais uma vez, o nome da "nossa cidade, por meio desta modalidade”, destaca Paulinho. 




"Além de Tainá, também fizeram parte da equipe Angel Inocêncio (medalha de bronze no salto em distância masculino), Brenda "de Souza (medalha de bronze no lançamento do dardo e quinta colocada no heptatlo feminino), Laiane Gabriele "(quarta colocada nos 400 metros com barreiras feminino), Gabriel Gomes (quarto colocado nos 400 metros rasos masculino) "Vanessa Porto (quarta colocada no heptatlo feminino), Denifher Fernandes (quinto colocado nos 1.500 metros rasos feminino),… "(sexta colocada nos 3.000 metros rasos feminino), Iara Santos (quinta colocada nos 200 metros rasos feminino) e Adrilaine "Maria (nona colocada nos 800 metros rasos feminino).

"Apoio A equipe de atletismo é mantida pelo Município de Campo Mourão, por meio da Fundação de Esportes (Fecam), "e patrocínio da Unimed, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, patrocinado também pelo Instituto Vanderlei Cordeiro ,  "com apoio das seguintes empresas: Caixa Econômica Federal, Unimed, Paraná Palace, Dr. Artur, "Clinica de Raio X Marcos Corpa, Academia X- Play, Faculdade Integrado, Escritório Flamboyant, Fibrafio e Ligue Telecom, "com apoio do Instituto do Atletismo de Campo Mourão, Núcleo Regional de Educação de Campo Mourão e Nota Paraná.





sexta-feira, 18 de maio de 2018

Brasileiro: Brenda Souza conquista primeira medalha do Atletismo de Campo Mourão

A atleta Brenda Souza, da equipe de Atletismo de Campo Mourão, conquistou a medalha de bronze no lançamento de dardo no Campeonato Brasileiro Sub-18.
A final da prova aconteceu na tarde desta sexta-feira, 18. O técnico da equipe, Paulo César Costa, comemorou o resultado: “Mais um resultado de âmbito nacional em uma competição de nível técnico tão forte. Só temos a agradecer a todos que nos ajudaram a estar aqui” disse.
O Campeonato Brasileiro Sub-18 está acontecendo em Recife, Pernambuco.

Leonardo Cordeiro e Leticia Lima vencem os 100 m do Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18

18|05|2018 - 18:11 | Maiara Batista - Assessoria de Imprensa da CBAt
Recife - Leonardo Gama de Paula Cordeiro (ABC-DF) e Leticia Marina Nonato Lima (CT Piauí-PI) vencerem a prova mais rápida no Atletismo na tarde desta sexta-feira (dia18), na segunda etapa do Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18, que acontece até domingo (20) no Estádio de Atletismo do Centro Interescolar de Educação Física Alberto Santos Dumont, no Recife, Pernambuco.
Fonte: CBAt

Nos 100 m masculino a disputa foi acirrada entre os dois primeiros colocados. Leonardo fez 10.74 (vento de 2.1 m/s) e levou a medalha de ouro por apenas um centésimo. "Gostei da marca, foi até mais forte do que esperava. Quero continuar melhorando nas próximas competições e tentar uma vaga no sul-americano", disse o campeão. 

Lucas Rodrigues da Silva (Mangueira do Futuro-RJ) foi o segundo com 10.75. Completou o pódio Diogo da Silva Pereira (ABDA Atletismo-SP), com 10.81. 

Na prova feminina, Leticia teve uma pequena vantagem e venceu com 11.95 (vento de 2.2). "Estou muito feliz com o resultado, cada competição que participo é um aprendizado. Entrei na prova muito focada e consegui um bom resultado", afirmou. Vitoria Pereira Jardim (Centro Olímpico-SP) fez 12.04 e ficou na segunda posição, seguida por Sabrina da Silva Costa (Tornado-DF), terceira com 12.20. 

No lançamento do dardo feminino, Stefany Beatriz Navarro da Silva (ASEMPAR-PR) saiu muito satisfeita da competição. Afinal, além da medalha de ouro com 50,96 m, ela melhorou em mais de oito metros seu melhor resultado na prova. "Antes eu tinha 42,72 m como recorde pessoal, e esperava lançar perto de 45 metros, estou muito emocionada", disse. 

Por equipes o PM Colombo, do Paraná lidera com 34 pontos. Seguido pelo Instituto Vicente Lenilson, com 21, e pelo ASEMPAR (PR), com 19. 

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 é organizado com recursos do Programa de Competições Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro. O Campeonato reúne cerca de 750 atletas de 110 clubes de todo o País. É uma realização da CBAt, co-organizada pela FEPA, com apoio do Sport Recife, CBC e Governo do Estado do Pernambuco.

CLASSIFICAÇÃO POR EQUIPES
1º Colombo (PR) 34 pontos
2º Instituto Vicente Lenílson (MT) 21
3º ASEMPAR/Paranavaí (PR) 19
4º Mangueira do Futuro (RJ) e USIPA (MG) 16
6º ABC (DF) e CT PIAUÍ (PI) 13
8º Tornado (DF) 11
9º SESI (SP) 9
10º ABDA Atletismo (SP) 8

PÓDIO DA SEGUNDA ETAPA
100 m masculino
1º Leonardo Gama de Paula Cordeiro (ABC-DF) 10.74
2º Lucas Rodrigues da Silva (Mangueira do Futuro-RJ) 10.75
3º Diogo da Silva Pereira (ABDA-SP) 10.81

100 m feminino
1º Leticia Maria Nonato Lima (CT Piauí-PI) 11.95 
2º Vitoria Pereira Jardim (Centro Olímpico-SP) 12.04
3º Sabrina da Silva Costa (Tornado-DF) 12.20

Lançamento do dardo feminino
1º Stefany Beatriz Navarro da Silva (ASEMPAR-PR) 50,96 m - PB
2º Bruna Viera de Jesus (ADAC-MS) 48,25 m - PB
3º Brenda Souza da Silva (FECAM-PR) 43,68 m - PB

Arremesso do peso masculino
1º Vitor Gabriel Motim (PM Colombo-PR) 17,87 m - PB
2º Osmar Gielow Junior (PM Colombo-PR) 16,89 m - PB
3º Luiz Felipe Martins Severino (Clã Delfos-MG) 16,07 m - PB

Lançamento do martelo masculino
1º Caio Felipe Matos Campos (USIPA-MG) 54,73 m
2º Osmar Gielow Junior (PM Colombo-PR) 52,70 m
3º Matheus Henrique Laborda dos Santos (AMAM-AM) 49,85 m - PB

Salto em distância feminino
1º Lissandra Maysa Campos (Instituto Vicente Lenilson-MT) 5,95 m (2.8)
2º Leticia Christina Ferreira de Oliveira (Mangueira do Futuro-RJ) 5,68 m (1.2) - PB
3º Rafaela Iavorski (Corville-SC) 5,66 m (1.2) - PB

Atletas já disputam o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18 no Recife

18|05|2018 - 12:31 | Maiara Batista - Assessoria de imprensa da CBAt
Recife - Começou na manhã desta sexta-feira (dia 18), sempre com entrada gratuita para o público, o Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18, no Estádio de Atletismo do Centro Interescolar de Educação Física Alberto Santos Dumont, no Recife (PE), em Boa Viagem. A primeira etapa da competição, nesta manhã, começou com chuva e terminou com sol e calor. Foram realizadas 14 seletivas e provas combinadas.

Fonte: CBAt

"O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 é muito importante para a base do Atletismo. Temos que ter muita atenção nesta fase para garantir que o maior número possível de atletas continue na carreira e cheguem na elite do nosso esporte", afirmou Warlindo Carneiro da Silva Filho, presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e ex-presidente da Federação Pernambucana (FEPA).

"Agradecemos o Sport Clube Recife, por ter abraçado o Atletismo, por meio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), que deu todo suporte na realização da competição", prosseguiu Warlindo, que também agradeceu o apoio da Secretaria de Esportes e Turismo de Pernambuco.

Ainda na tarde desta sexta-feira, com inicio às 13 horas, acontece a segunda etapa do Campeonato, com a realização de seis provas finais: lançamento do dardo feminino, 100 m masculino, 100 m feminino, arremesso do peso masculino, lançamento do martelo masculino e salto em distância feminino.

Também começa a briga por equipes. O Vasco da Gama tem a maior equipe inscrita na competição, com 49 atletas, já o Centro Olímpico segue em busca do hexacampeonato. A Orcampi Unimed também trouxe uma delegação forte, com vários atletas liderando o Ranking Brasileiro da categoria sub-18.

O Campeonato Brasileiro Caixa Sub-18 é organizado com recursos do Programa de Competições Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro. O Campeonato reúne cerca de 750 atletas de 110 clubes de todo o País. É uma realização da CBAt, co-organizada pela FEPA, com apoio do Sport Recife, CBC e Governo do Estado do Pernambuco.

quinta-feira, 17 de maio de 2018

Brasileiro Caixa Sub-18 começa no Recife nesta sexta-feira

17|05|2018 - 12:18 | Assessoria de Imprensa da CBAt
São Paulo - Com a disputa de 29 provas, sendo seis finais, começa nesta sexta-feira (dia 18) a disputa do Campeonato Brasileiro de Atletismo Caixa Sub-18, que prosseguirá até domingo (20), no estádio do Centro Esportivo Alberto Santos Dumont, em Boa Viagem, no Recife (PE).

Fonte: CBAt

O Campeonato Brasileiro, que será aberto com os 100 m com barreiras do heptatlo, às 08 horas, reunirá cerca de 750 atletas de 110 clubes, representando todas as regiões do País. Nada menos do que 23 Estados e o Distrito Federal terão participantes no evento.

As seis finais estão previstas para o período da tarde: lançamento do dardo feminino (às 13:30), 100 m masculino (15:05), 100 m feminino (15:25), arremesso do peso masculino (15:30), lançamento do martelo masculino (15:35) e salto em distância feminino (15:40).

Um dos destaques individuais da competição é Nerisnelia dos Santos Souza (ASA Sorriso-MT), que disputará o salto triplo. Medalha de prata na Gymnasiade do Marrocos, no início deste mês de maio, ela está em segundo lugar no Ranking Mundial da categoria, com 13,19 m (1.4). "Ela passou por exames médicos depois da lesão que sofreu em Marrakesh e foi liberada para competir no Recife", informou o técnico Marcos Flademir Vieira.

Outra atração é Letícia Maria Nonato Lima, do CT Piauí, inscrita nos 100 e nos 200 m. Em Marrakesh, ela ganhou prata nos 200 m, com 24.56 e ajudou a equipe medley a ganhar o ouro, com 2:12.95. 

Por equipes, Orcampi Unimed e Centro Olímpico, ambas de São Paulo, têm tradição em competições nas categorias de base e devem lutar por boas colocações na classificação final, embora participem com delegações pequenas: 11 atletas cada uma.

Na outra ponta, Vasco da Gama inscreveu o maior número de atletas: 49. A Sogipa (RS) e o Sport Recife, um dos apoiadores da competição, também participam com equipes grandes: 38 e 32 representantes, respectivamente.

No ano passado, na pista do Centro Nacional do Desenvolvimento do Atletismo, da CBAt, em Bragança Paulista (SP), a equipe do Centro Olímpico (SP) conquistou o quinto título consecutivo do torneio.

O clube da capital paulista somou 139 pontos na classificação geral, sendo segunda colocada na classificação masculina, com 65, e na feminina, com 74. A Orcampi Unimed, de Campinas, foi a campeã entre os homens, com 68 pontos, enquanto a EMFCA, do Rio de Janeiro, venceu entre as mulheres, com 82.

O Campeonato Brasileiro Sub-18 é patrocinado pela Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro, com organização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA), apoio do Sport Recife, CBC e Governo do Estado do Pernambuco.

terça-feira, 8 de maio de 2018

Recife recebe Brasileiro Caixa Sub-18

08|05|2018 - 13:52 | Assessoria de Imprensa da CBAt
São Paulo - O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-18, que será disputado de 18 a 20 deste mês, no Centro Interescolar de Educação Física Alberto Santos Dumont, em Boa Viagem, no Recife (PE), recebeu a inscrição de 744 atletas, representando 110 clubes de todas as regiões do País. Nada menos do que 23 Estados e o Distrito Federal terão participantes no evento.

Um dos destaques é Nerisnelia dos Santos Souza (ASA Sorriso), de 17 anos, inscrita no salto triplo e no salto em distância. No triplo, ela lidera o Ranking Brasileiro com 13,19 (com vento de 1.4 m/s), marca suficiente para garantir a sua convocação para o Mundial Sub-20 da Finlândia. Pelos critérios de convocação, porém, por não ter a idade mínima (18), a atleta nascida em São João do Caru, no Maranhão, não poderá integrar a Seleção Brasileira.
Fonte: CBAt
Nesta segunda-feira (7), em Marrakesh, no Marrocos, Nerisnelia conquistou a medalha de prata no salto triplo da Gymnasíade - Mundial Escolar, com 12,67 m. Ela só foi superada pela grega Spyridoula Kaydi, que saltou 12,80 m. No ano passado, disputou o Mundial Sub-18 em Nairóbi, no Quênia.

Outra atração do evento do Recife é a pernambucana Maria Lucineida da Silva Moreira (Projeto Atletismo Campeão), líder do Ranking Brasileiro dos 3.000 m, com 10:35.6.

A competição será aberta às 08 horas do dia 18, com a disputa dos 100 m do heptatlo. A última prova do programa será a final do revezamento 4x400 m misto, final por tempo a partir das 15:40.

As provas de marcha atlética serão disputadas num circuito de rua, no dia 19, no Campus da Universidade Federal de Pernambuco, na Avenida dos Reitores, 186-242, Cidade Universitária. Os 10 km masculino terão largada às 15 horas, enquanto a prova feminina final dos 5 km começará às 15:10.

No ano passado, na pista do CNDA, da Confederação Brasileira de Atletismo, em Bragança Paulista (SP), a equipe do Centro Olímpico (SP) conquistou o quinto título consecutivo do torneio, que reuniu cerca de 700 atletas de mais de uma centena de clubes de todo o País.

O Congresso Técnico do evento está marcado para as 15 horas do dia 17 de maio, no Auditório da Universidade Federal de Pernambuco - NIATE/CBCCS, na Avenida Reitor Joaquim Amazonas, s/n.

O Campeonato Brasileiro Sub-18 é patrocinado pela Caixa, Patrocinadora Oficial do Atletismo Brasileiro, com organização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Pernambucana de Atletismo (FEPA), apoio do Sport Recife, CBC e Governo do Estado do Pernambuco.

Almir Junior é destaque do Torneio RS de Atletismo

06|05|2018 - 13:24 | Assessoria de Imprensa da CBAt
São Paulo - Almir Cunha dos Santos, o Almir Junior, da Sogipa, foi o maior destaque da 1ª etapa do Torneio RS de Atletismo, realizado neste sábado (dia 5), na pista do Estádio José Carlos Daudt, em Porto Alegre (RS).

Almir Junior, vice-campeão mundial indoor de Birmingham, no início de março, na Grã-Bretanha, com 18 passadas, venceu a prova do salto triplo, com a marca de 16,96 m (-1.4).

"Estou experimentando a corrida e ainda não estou 100%, pois a temporada internacional ao ar livre para mim se inicia na semana que vem no Meeting Internacional de Guadalupe, no Caribe", afirmou.

Com essa marca, Almir amplia a liderança no Ranking Nacional e também o Sul-Americano no triplo na temporada.

Fonte: CBAt

Almir vai disputar agora o Meeting Internacional de Guadalupe, no Caribe, seu primeiro compromisso internacional ao ar livre da temporada. Ele embarca nesta terça feira (8) e participa do evento no sábado (12).

Depois de Guadalupe, volta ao Brasil, e segue para os Estados Unidos, onde tem o seu primeiro grande desafio na Liga Diamante, em Eugene, nos Estados Unidos, nos dias 26 e 27 deste mês. Volta novamente para o Brasil e logo em seguida representa o Brasil nos Jogos Desportivos Sul-Americanos, em Cochabamba, na Bolívia, de 4 a 7 de junho.

Seguidores