domingo, 8 de março de 2015

Caio Bonfim vence pela 4ª vez a Copa Brasil Caixa de Marcha


Blumenau - O brasiliense Caio Bonfim conquistou no final da tarde deste sábado (dia 07) a quarta vitória consecutiva nos 20 km da Copa Brasil Caixa de Marcha, que termina neste domingo, na cidade de Blumenau, em Santa Catarina. Ele comemorou bastante a vitória, principalmente por ter concluído as 20 voltas no circuito de 1 km, sem levar nenhuma advertência dos árbitros.

"O objetivo era marchar bonito e fiquei feliz porque a técnica está bem apurada. O tempo realmente não era preocupação porque estava calor, abafado e, por isso, não dava para pensar no relógio", comentou o atleta de 23 anos, referindo-se aos 29,5 graus de temperatura no momento da largada. Ele completou a distância em 1:29.17.

A prova selecionou os três primeiros classificados - Caio Bonfim, José Alessandro Baggio (AABLU-SC), vice-campeão, e Lucas Gomes Mazzo (Orcampi/Unimed-SP), terceiro qualificado - para representar o País na Copa Pan-Americana de Arica, no Chile, nos dias 9 e 10 de maio.

Com a marca de 1:20:28, obtida no ano passado na Copa do Mundo da China, o atleta brasiliense já está qualificado para o Mundial de Pequim, em agosto. Ele pretende representar também o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá, em julho.

Futuro - Terceiro colocado no Circuito Mundial de Marcha de 2014, Caio Bonfim tem uma agenda agitada para as próximas semanas. Na próxima quarta-feira (dia 11), segue para a Europa para o Camping CAIXA/CBAt de Treinamentos e Competições, visando a importante temporada de 2015.

Ele compete já no dia 15 de março, em Lugano, na Suíça. Ainda em março, no dia 21, participa do GP de Dudince, na Esvoláquia. Em abril, disputa o torneio de Podebrady, na República Tcheca, no dia 11, e depois o GP de Rio Maior, no dia 18, em Portugal. Rio Maior, aliás, será a sua base de treinamento até a volta para o Brasil.

José Alexandro Baggio também deve ir para a Europa para competir em Podebrady e Rio Maior. "Faltam alguns acertos financeiros, mas acredito que dará tudo certo", afirmou o campeão do Troféu Brasil Caixa de 2014. "Fiquei muito feliz com a classificação para a Copa Pan-Americana porque perdi quase um mês de treinos, em janeiro, por causa de uma pneumonia e da fratura do dedinho do pé", completou o catarinense.

Já o pernambucano Gabriel Nascimento da Silva, do Atletas com Futuro (PE), venceu os 10 km Menores, com tranquilidade. Ele abriu vantagem desde a largada e ganhou com o tempo de 55:13, quase 7 minutos de vantagem sobre Tino Cesar Soares, da ACA (SC), vice-campeão. "Treinei muito e o objetivo era a vitória", disse o marchador de 16 anos, nascido na cidade de Paulista e que mora e treina em Abreu e Lima. "Estou feliz porque no ano passado fiquei em terceiro e agora melhorei."

Na categoria feminina de menores, a vitória de Erivania da Silva Cuz, da AASF (BA), foi bastante comemorada. A aluna do Projeto Social Escola de Atletismo Flamengo, na cidade de Jaguarari, a mais de 400 km de Salvador, e o professor Antônio Ferreira Bonfim Filho, o Ferreirinha, foram abraçados por muitos atletas e treinadores. "Foi a terceira prova de marcha de minha carreira, mas esperava ganhar", disse, chorando, Erivania. "É um trabalho duro e muito gratificante", lembrou Ferreirinha, que em 2012 teve a sede do projeto social construída com a ajuda do Programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo de Televisão.

Após o término dos 10 km Masculino Menores e antes do início dos 20 km Masculino Adulto, a Fundação Municipal de Esportes de Blumenau fez uma bonita homenagem à família de Rubens Fredel, ex-atleta e treinador da cidade, falecido em fevereiro, aos 58 anos de idade.

Resultados deste sábado

20 km - Masculino - Adulto
1-Caio Bonfim (CASO-DF) - 1:29.17
2-José Bernardo Baggio (AABLU-SC) - 1:29.46
3-Lucas Gomes Mazzo (Orcampi/Unimed-SP) - 1:33.17 

10 km - Masculino - Menores
1-Gabriel Nascimento da Silva (Atletas com Futuro-DF) - 55:13
2-Tino Cesar Soares (ACA-SC) - 1:02.07
3-Victor Cabral dos Santos (CASO-DF) - 1:08.01

5 km - Feminino - Menores
1-Erivania da Silva Cruz (AASF-BA) - 27:46
2-Camila Costa Santana (CASO-DF) - 28:15
3-Gleyce Kelly da Silva (Atletas com Futuro-PE) - 28:38

3 km - Feminino - Mirim (Exibição)
1-Bruna Caroline de Araújo (Londrina/Caixa-PR) - 15:57
2-Gabriela de Souza Muniz (CASO-DF) - 18:20
3-Rebeca da Silva Souza (ABC-DF) - 18:58

Classificação por equipes

20 km - Masculino - Adulto
1-CASO - Distrito Federal - 16 pontos
2-ACA - Santa Catarina - 12
3-AABLU - Santa Catarina - 11

10 km - Masculino - Menores
1-Atletas com Futuro - Pernambuco - 3 pontos
2-ACA - Santa Catarina - 2
3-CASO - Distrito Federal - 1

5 km - Feminino - Menores
1-GR Barueri - São Paulo - 15 pontos
2-AASF - Bahia - 12
3-CASO - Distrito Federal - 11

A Copa Brasil Caixa de Marcha, que termina neste domingo, com mais cinco provas, a partir das 06 horas, é uma realização da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e da Federação Catarinense de Atletismo (FCA), com patrocínio da CAIXA, apoio da Prefeitura de Blumenau e da Fundação Municipal de Desportos de Blumenau.

07|03|2015 - 19:10 | João Pedro Nunes da Assessoria de Imprensa da CBAt

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores