quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

COI desqualifica Jamaica no 4x100 m masculino de 2008

25|01|2017 - 15:51 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo
São Paulo - O Comitê Olímpico Internacional (COI) comunicou oficialmente nesta quarta-feira (dia 25) a desqualificação da Jamaica, na prova masculina do revezamento 4x100 m, nos Jogos de Pequim, na China, em 2008, quando o time ganhou a medalha de ouro. O motivo foi o resultado positivo para controle de doping apresentado por um dos componentes do quarteto, Nesta Carter. Ele deu positivo em análise refeita no material colhido durante os Jogos de Pequim.

Assim, o Brasil deve herdar a medalha de bronze, pois terminou em 4º lugar em Pequim, com esta equipe: Bruno Lins Tenório de Barros, Sandro Ricardo Rodrigues Viana, Vicente Lenilson de Lima e José Carlos Gomes Moreira (Codó). Trinidad y Tobago, que terminou em 2º lugar, deverá levar o ouro, e o Japão, que foi o 3º, a prata.

"Sabíamos que estava em análise o caso do 4x100 m masculino dos Jogos de 2008", disse o presidente da CBAt, Toninho Fernandes, ao ser informado da decisão do COI. "Parabenizo toda a equipe do Brasil naquela Olimpíada em Pequim", concluiu o dirigente.

O próximo passo, agora, será o COI informar o caso ao Comitê Olímpico do Brasil (COB) e à IAAF - a Federação Internacional de Atletismo. Recentemente, o Brasil já havia herdado a medalha de bronze no 4x100 m feminino de 2008, devido à desclassificação da Rússia, que fora a campeã. No feminino, a Bélgica ficou com o 1º lugar e a Nigéria com o 2º.

Em Pequim, o Brasil obteve ainda a medalha de ouro no salto em distância, graças a um salto de 7,04 m de Maurren Higa Maggi. A vice-campeã, a russa Tatyana Lebedeva, que saltou 7,03 m, também deu positivo e perderá a medalha de prata, informou também nesta quarta-feira o COI.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Campeão olímpico Thiago Braz estreia sábado na temporada

23|01|2017 - 12:05 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

São Paulo - O brasileiro Thiago Braz, campeão olímpico do salto com vara, faz os últimos ajustes para estrear nas competições da temporada em pista coberta de 2017. Ele compete no próximo sábado (dia 28) no Meeting de Rouen, na França, e encara o francês Renaud Lavillenie, vice-campeão nos Jogos do Rio 2016 e recordista mundial indoor (6,16 m).

Thiago está treinando desde o dia 3 de janeiro no Centro Olímpico de Spala, perto da cidade de Lodz, na Polônia, com orientação do treinador Vitaly Petrov, e a companhia de sua mulher, Ana Paula de Oliveira.

Há a possibilidade de o brasileiro participar no dia 4 de fevereiro do Meeting de Clermont-Ferrand, também na França, organizado por Lavillenie, em colaboração com o antigo astro da prova Sergey Bubka. Já no dia 10, está acertada a participação no Meeting de Berlim, na Alemanha. No ano passado, na competição alemã, Thiago bateu o recorde sul-americano indoor, com 5,93 m.
Fonte: CBAt

Para a estreia na temporada, o atleta nascido em Marília (SP), que completou 23 anos em dezembro, espera fazer uma boa avaliação sobre o seu estágio de treinos, iniciados em Fórmia, na Itália, onde mora desde 2014. "Começo de temporada é sempre especial. Estou treinando bem e espero conseguir um bom desempenho. As pessoas têm me perguntado se tenho medo de ser vaiado e digo que não. Não temos nada um contra o outro", afirmou, em referência a Renaud Lavillenie. "Tenho grande respeito por Renaud. Eu sempre quis ser tão forte como ele", prosseguiu Thiago, em relação ao campeão olímpico de Londres 2012.

Thiago Braz tem consciência de que a medalha de ouro conquistada no dia 15 de agosto, no Estádio Olímpico do Engenhão, aumentará sua responsabilidade. "Foi uma vitória fantástica, mas não quero ser um atleta de apenas um campeonato. Por isso, tenho novas ambições, como disputar o Mundial de Londres, em agosto, de olho em novo título", disse.

O recordista olímpico, com a marca de 6,03 m, confia plenamente no trabalho do técnico Vitaly Petrov, que desde que o conheceu percebeu sua condição de superar os 6,00 m. Ucraniano, Petrov foi responsável pelas carreiras dos multicampeões e recordistas Sergey Bubka e Yelena Isinbayeva.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Inscrições para Copa Brasil Caixa de Cross Country abrem nesta segunda-feira

22|01|2017 - 08:30 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo
São Paulo - As inscrições para a da Copa Brasil Caixa de Cross Country, que será disputada no dia 5 de fevereiro, em São Paulo (SP), poderão ser feitas pelos clubes interessados a partir desta segunda-feira (dia 23) até o próximo domingo (29) pelo Sistema Extranet da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

A competição abre o calendário de eventos nacionais de 2017 da entidade e será realizada pela terceira vez num circuito de aproximadamente 2.000 m dentro do Parque Ecológico do Tietê, uma extensa área de lazer e de preservação ambiental, na zona leste da capital paulista.

Além da premiação individual nas categorias adulta, sub-20 e sub-18, haverá também premiação por equipes.

A Copa Brasil de Cross Country não prevê a realização de Congresso Técnico, mas os dirigentes dos clubes que tenham dúvidas sobre a participação de seus atletas poderão recorrer ao Centro de Informações Técnicas, no dia 4 de fevereiro, das 14 às 16:30, na área da competição.

No ano passado, Juliana Paula Gomes dos Santos (BM&FBovespa-SP) e Gilberto Silvestre Lopes (Cruzeiro CAIXA-MG) venceram na categoria adulta. Por equipes, ASA São Bernardo-CAIXA-SP e Orcampi Unimed-SP foram campeões na mesma categoria.

O Parque Ecológico do Tietê tem acesso pela Rua Acangatara, 70, no bairro de Engenheiro Goulart.
Fonte: CBAt

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Visita de Vanderlei Cordeiro de Lima e do Superintendente da CBAt a CM


MOSTRE QUE VOCÊ TEM FIBRA


Não precisa ser profissional, basta estar motivado para alcançar seus objetivos, seja ele qual for. Uma corrida pode ser um treino, uma prescrição médica, um motivo para encontrar os amigos ou até mesmo seu estilo de vida, não importa, se você já tem o hábito de correr (ou se ainda não corre) essa é a hora de estarmos juntos. Aguardem, em breve daremos mais informações. 
A imagem pode conter: 1 pessoa, atividades ao ar livre

VISITA NA LIGUE

Recebemos em nossa empresa um dos atletas mais expressivos da nossa história esportiva, o grande maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima – Campeão da Maratona de Tóquio, Campeão da Maratona de Hamburgo, Bicampeão Pan-americano, Bronze nas Olímpiadas de Atenas. Entre outras conquistas Vanderlei também é o único latino-americano outorgado com a Medalha Pierre de Coubertin, a maior condecoração de cunho humanitário-esportivo concedida pelo Comitê Olímpico Internacional. Vanderlei é padrinho do projeto Atletismo Esperança liderado pelo professor Paulo Cesar da Costa (Paulinho) projeto este que é apoiado pela LIGUE. Em breve a LIGUE terá novidades para os Morãoenses amantes das corridas e da qualidade de vida. Aguardem.
A imagem pode conter: 3 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Sogipa organiza Camping de estudos e treinamento em Porto Alegre

18|01|2017 - 19:06 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt
São Paulo - Um dos clubes mais antigos do Atletismo brasileiro, a Sogipa realiza mais uma vez o seu tradicional Camping de Treinamento e Estudos. O cube receberá em sua sede, em Porto Alegre (RS), atletas, treinadores e dirigentes de clubes e entidades esportivas do Brasil e do exterior, para intercâmbio, troca de experiências e conhecimentos.

O intercambio será realizado até março, com mesas redondas, palestras e seminários. Participarão representantes da BM&FBovespa (SP), EC Pinheiros (SP) e da Federação de Atletismo do Mato Grosso. E contarão com a presença de atletas e treinadores de Alemanha, Argentina, Bolívia, Paraguai, Costa Rica, Uruguai. No total: 55 atletas e 17 treinadores e dirigentes.

"Todo o trabalho serve de matéria-prima para um dinâmico desenvolvimento do esporte de alto rendimento", afirmou José Haroldo Loureiro Gomes, o Arataca, treinador chefe da Sogipa.

As atividades contarão com apoio da Federação de Atletismo da Federação de Atletismo do Estado do Rio Grande do Sul.

sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Superintendente da Confederação de Atletismo foi recepcionado por lideranças de C. Mourão

O superintendente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT) Antonio Carlos Gomes, esteve em Campo Mourão nesta quinta-feira (12) para conhecer a estrutura esportiva do município. A convite do secretário estadual do Esporte e do Turismo, deputado licenciado Douglas Fabrício, ele veio discutir sobre o projeto de implantação de um Centro de Atletismo de alto rendimento na cidade.

Além do secretário, o superintendente foi recepcionado pelo deputado federal Rubens Bueno, pelo prefeito Tauillo Tezelli, secretário de Esportes do município, Marcelo Lima, o atleta olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, vereadores e representantes esportivos.

A comitiva visitou o Estádio dos Amadores, o Estádio Municipal Roberto Brzezinski e o Centro da Juventude. “Campo Mourão tem uma estrutura esportiva muito boa e com condições de pleitear esse centro. É preciso elaborar um bom projeto e na parte técnica estaremos fazendo todo o esforço necessário”, explicou Gomes, ao agradecer o convite do secretário e deputado Douglas Fabrício.

“Esse projeto é muito importante, tendo em vista os resultados que Campo Mourão tem conquistado no atletismo com o trabalho do professor Paulinho. No que depender da parceria do governo do Estado e articulação política vamos dar todo o suporte necessário para viabilizar esse projeto”, argumenta o secretário e deputado Douglas Fabrício, ao citar como exemplo a parceria que viabilizou a equipe de basquetebol da cidade.

Tanto o prefeito Tauillo Tezelli quanto o deputado federal Rubens Bueno também enfatizaram a importância de viabilizar o projeto, que envolve as esferas federal, estadual e municipal.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

ATLETISMO: Superintendente da CBAt visita Campo Mourão para conhecer projeto de Centro de Treinamento para fortalecimento da modalidade no Parana

O professor e doutor em treinamento desportivo, superintendente de alto rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) Antonio Carlos Gomes está hoje em Campo Mourão. 
Na imagem, o visitante ao lado dos professores Paulo César Costa, Vanderlei Cordeiro de Lima e o secretário de Esportes e Lazer de Campo Mourão. Na agenda, o professor Antonio Carlos Gomes visitou pela manhã o estádio dos Amadores,conversou com o prefeito Tauillo Tezelli, os deputados Douglas Fabrício e Rubens Bueno, participou de entrevista coletiva. Na parte da tarde, visita a pista de atletismo do estádio Roberto Brzezinski e o Centro de Juventude Itachyr Tagliari.
superintendente de alto rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) veio a Campo Mourão para conhecer o projeto da cidade para criação de um centro de treinamento na cidade, tenho em vista os excelentes resultados que vem apresentando a modalidade ao longo dos últimos anos. 
Gomes agradeceu a hospitalidade, disse que Campo Mourão concorre com várias cidades no pleito do projeto para o centro de treinamento.

VANDERLEI CORDEIRO DE LIMA é padrinho de Campo Mourão no sonho de ter moderno centro de treinamento de atletismo e a sonhada pista sintética

O campeão olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima está junto com a comunidade e lideranças mourãoenses no pleito para que Campo Mourão ganhe um moderno centro de trenamento e a tão famosa pista sintética, que é um sonho antigo na cidade. "Campo Mourão já mostrou sua trajetória vitoriosa ao longo dos anos na revelação de valores para o atletismo brasileiro, fornecendo não só o técnico Paulinho para o selecionado nacional em competições internacionais, mas vários atletas com excelente nível.  Precisamos além de ser celeiro do atletismo também manter esses atletas em nossas cidades e fomentar ainda mais a modalidade", disse Vanderlei hoje pela manhã em Campo Mourão no evento que recepcionou o professor e doutor em treinamento desportivo, Antonio Carlos Gomes, superintendente de alto rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). 

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Superintendente da Confederação Brasileira de Atletismo em C. Mourão nesta quinta-feira (12)

Antonio Carlos Gomes, atual superintendente da Confederação Brasileira de Atletismo, visita Campo Mourão nesta quinta-feira, dia 12. 

Doutor em treinamento desportivo na Rússia entre outras formações (ver abaixo), Antonio Carlos, como é mais conhecido, visitará os locais de treinamentos dos atletas mourãoenses e avaliará a possibilidade da instalação de um centro de excelência da modalidade na cidade. 

O diretor da Confederação será recepcionado pelo prefeito Tauillo Tezelli, que confirmou as presenças dos deputados Douglas Fabrício, atual Secretário do Esporte e do Turismo do Paraná, e Rubens Bueno, líder do PPS na Câmara Federal. Além deles, estarão presentes Marcelo de Oliveira Lima, secretário de esportes de Campo Mourão, o técnico Paulo César da Costa e alguns dos principais nomes do atletismo mourãoense. 

O medalhista olímpico e único latino-americano outorgado com a medalha Pierre de Coubertin, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima, paranaense de Cruzeiro do Oeste, deve acompanhar a visita do dirigente à cidade.

PROGRAMAÇÃO
- 11 horas: visita ao Estádio dos Amadores (Jardim Nossa Senhora Aparecida); 
- 11h30: entrevista coletiva no Gabinete do Prefeito Tauillo Tezelli; 
- 14 horas: visita ao Complexo Esportivo Roberto Brzezinski e 
- 15 horas, visita ao Centro da Juventude Itachir Tagliari, no Jardim Aeroporto.    

ANTONIO CARLOS GOMES
Doutor em Treinamento Desportivo pela Universidade de Cultura Física da Rússia; Foi Coordenador técnico do Curso de “Treinamento Desportivo” e Docente dos Cursos de Pós-Graduação em “Fisiologia do Exercício” e de “Treinamento Personalizado” do antigo CEFE e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); Diretor técnico do Clube Atlético Paranaense (2000/2008); Consultor científico do Departamento de Futebol Profissional do Sport Clube Corinthians Paulista (2011); Consultor e coordenador do corpo docente da Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Comitê Olímpico Brasileiro (COB); Superintendente de Alto Rendimento da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt); Diretor da Sport Training; Consultor de vários clubes no Brasil e exterior, e de diversos atletas de elite.

terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Maria Ferraz vence a San Fernando e Giovani ganha a Corrida de Reis

08|01|2017 - 12:20 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

São Paulo - A paulista Maria Aparecida Ferraz e o mineiro Giovani dos Santos venceram provas tradicionais neste fim de semana. A atleta do LUASA CAIXA ganhou no sábado (dia 7) a 43ª Corrida de San Fernando, na cidade de Punta del Este, no Uruguai. Já Giovani, da Pé de Vento CAIXA, venceu a 33ª Corrida de Reis, na manhã deste domingo (8), em Cuiabá (MT).

Maria Ferraz completou os 10 km no tempo de 35:46. As argentinas Maria Luz Tesuri e Maria Lujan Urrutia ficaram com as medalhas de prata e de bronze, com 35:55 e 36:08, respectivamente.

Na categoria masculina, a dobradinha foi uruguaia: vitória de Nicolás Cuestas, com 30:46, seguido de Ernesto Andrés Zamora, com 30:51. O queniano Hilary Kibet terminou em terceiro lugar, com 30:55.
Fonte: CBAt

Vice-líder do Ranking CAIXA CBAt de Corredores 2016, antes da disputa da São Silvestre, no dia 31 de dezembro, Maria Aparecida teve bons resultados em pista também. No Troféu Brasil Caixa de Atletismo, disputado no final de junho e início de julho na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP), por exemplo, ela ganhou prata nos 10.000 m e bronze nos 5.000 m.

Corrida de Reis - Já Giovani surpreendeu os favoritos africanos e deixou todos os adversários para trás a partir do km 8 e completou o percurso de 10 km em 29:47, quebrando uma hegemonia estrangeira que vinha desde 2008. No feminino, a vitória foi da queniana Esther Kakuri chegou em primeiro lugar. 

"A alegria é retribuir o carinho do povo, que sempre acreditou em mim. Quero agradecer a toda minha equipe, a minha família. Graças a Deus fui melhor. Minha estratégia deu certo, fiquei atrás, quando chegou a subida consegui desgarrar", disse Giovani, que ficou em quarto lugar na Corrida de São Silvestre, no último dia 31 de dezembro.

O tanzaniano Augustine Sulle assumiu a liderança a partir do km 2 e deu uma desgarrada dos demais atletas da elite. À medida que a prova ia passando, Sulle foi perdendo fôlego. Giovani dos Santos se manteve entre os primeiros, ao lado de outros quatro africanos. No km 8, Giovani assumiu a ponta e a partir daí não deixou mais ninguém passar.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Atletismo Mourãoense já busca renovação de convênio com a Caixa

A modalidade atletismo do Município de Campo Mourão, visando a busca de resultados ainda melhores para este ano de 2017, já mantém seus contatos com mais um patrocinador master, o qual foi mantido já nos últimos dias. E é com a Caixa Econômica Federal, que também tem sido de fundamental importância para a evolução do atletismo local. A proposta e o projeto da modalidade para este ano foram entregues pelo técnico Paulo Cesar da Costa, o Paulinho; e pelo Secretário Especial do Esporte, Recreação e Lazer, Marcelo Lima. Agora, o aguardo é pela resposta.
“Fomos até a instituição, de primeira agradecemos pela parceria durante os últimos anos, que tem nos dado a oportunidade também de conquistar um grandioso número de medalhas e ótimos resultados em competições, bem como a formação de novos talentos para a modalidade. Assim, desta forma, apresentamos nosso projeto, nossa proposta para os próximos anos, e desde já agradecemos pela atenção concedida a nós e aguardamos o posicionamento positivo, para que possamos dar sequência a esta parceria que tem dado tão certo”, destaca Paulinho.
Quem também mostrou muita expectativa nesta renovação de parceria foi o próprio Secretário Marcelo Lima, que prevê assim um novo ciclo de resultados positivos para a modalidade atletismo nesta cidade. “Estamos chegando agora com a nova administração municipal, junto com o prefeito Tauillo Tezelli, e temos o objetivo de ver o esporte crescer ainda mais. E a parceria com grandes empresas, como a própria Caixa Econômica Federal, nos gera um aspecto positivo, que nos coloca no caminho de bons resultados esportivos para Campo Mourão”, conclui.

domingo, 1 de janeiro de 2017

Giovani confirma a condição de destaque do Brasil na São Silvestre

 Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

São Paulo - Os mineiros Giovani dos Santos e Tatiele Roberta de Carvalho foram os brasileiros mais bem colocados na 92ª Corrida Internacional de São Silvestre, disputada na manhã deste sábado (dia 31) por ruas e avenidas de São Paulo. A tradicional prova paulistana fechou o Ranking CAIXA CBAt de Corredores 2016, que teve 19 etapas nesta temporada e registrou mais de 200 atletas com pontos nas categorias masculina e feminina.

Giovani (Pé de Vento Caixa-RJ) terminou a prova de 15 km em quarto lugar. Ele esteve no pelotão de frente até entrar na subida da Avenida Brigadeiro Luiz Antonio, quando foi superado pelos africanos. "Fiz o meu melhor, liderando em alguns momentos, sem me esconder", lamentou o corredor, que garantiu não estar triste. "Vou comemorar o fim de ano da melhor forma possível, com alegria, como sempre. Espero que todos tenham um feliz Ano Novo", desejou Giovani, que pretendia homenagear a Chapecoense com o título da São Silvestre. "Essa quarta colocação é para Chapecó. Antes, não torcia por clube nenhum. Agora, torço por eles."

Na categoria masculina, a dobradinha foi etíope numa chegada emocionante na Avenida Paulista. Leul Aleme foi o campeão, com o tempo de 44:53, seguido de Dawit Admasu, com 44:55. O queniano Stephen Kosgei foi o terceiro colocado, com 45:00.
Fonte: CBAt

No feminino, Tatiele Roberta (Orcampi Unimed-SP), que representou o Brasil na prova dos 10.000 m nos Jogos do Rio 2016, ficou feliz com o sétimo lugar, apesar de lamentar o calor. "Estava muito quente. Queria um tempo menor, mas devido às condições climáticas senti um pouco, principalmente do quilômetro 8 ao 12. Mas consegui segurar a classificação e estou feliz, independentemente do resultado", afirmou a brasileira.

Tatiele exaltou o fato de ser a melhor brasileira na São Silvestre. "Foi uma vitória. Sabia que seria um dos anos mais difíceis da prova. Treinei bastante, corri nos Jogos Olímpicos e já ganhei uma bagagem para fazer uma boa preparação para a São Silvestre. Trabalhei para subir no pódio, mas infelizmente não deu", lembrou.

A queniana Jemima Sumgong, medalha de ouro na maratona dos Jogos do Rio, foi a campeã com o melhor resultado da história da prova dos 15 km, que teve o percurso alterado este ano, com 48:35. Flomena Cheyech Daniel, também do Quênia, ficou em segundo lugar (49:15), seguida de Eunice Chumba, do Bahrein (50:26).

Pódio da São Silvestre 2016

Masculino

1-Leul Aleme (ETH) - 44:53
2-Dawit Admasu (ETH) - 44:55
3-Stephen Kosgei (KEN) - 45:00
4-Giovani dos Santos (BRA) - 45:30
5-Willian Kibor (KEN) - 45:49

Feminino
1-Jemima Sumgong (KEN) - 48:35
2-Flomena Cheyech Daniel (KEN) - 49:15
3-Eunice Chumba (BAH) - 50:26
4-Ymer Ayalew (ETH) - 51:40
5-Ester Kakuri (KEN) - 51:45

O Ranking CAIXA CBAt de Corredores 2016 teve 19 etapas nesta temporada e foi aberto no dia 10 de abril, com a disputa da Meia Maratona Internacional Caixa de Brasília.

MENSAGENS PARA 2017

PRÁTICA DE ESPORTES

José Costa



Que o governo ao construir uma escola pública, construa também uma quadra esportiva para a realização das aulas de educação física e a prática de esportes.

ESPERANÇA

Que nesse ano Deus nos ensine a Paz, e que estejamos todos prontos para ouvir,

Que os nossos erros não sejam o nosso fardo,
Mas a experiência para decisões melhores,

Que nesse ano a religião não seja razão para o ódio, e que os inocentes sejam sagrados,

Que as diferenças não justifiquem problemas, 
Mas que mostrem soluções diferentes,

Que nesse ano toda criança possa brincar, e que elas tenham brinquedos verdadeiros,

Que seus pais não justifiquem discórdia hoje, 
Mas que falem dos sonhos de um futuro feliz,

Que nesse ano a força seja das boas palavras, e que as palavras sejam ouvidas,

Que o poder não derrube paredes sobre as pessoas, 
Mas que destrua barreiras entre elas,

Que nesse ano as nações sejam unidas, 
E que a união tenha significado e seja respeitada,

Que os governantes não se esqueçam que a história não eterniza a vida, frágil e passageira, 
Mas apenas pensamentos e ações,

Que nesse ano a natureza seja mãe, 
E que, como filhos, tenhamos por ela o amor e o cuidado devidos,

Que as ações pelo Planeta não sejam assinadas apenas pelas nações que compreendem os problemas, 
Mas também por aquelas que os causam…

Seguidores