quarta-feira, 30 de agosto de 2017

CBAt amplia o Comitê de Seleções

29|08|2017 - 13:27 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

São Paulo - O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, resolveu ampliar o número de integrantes do Comitê de Seleções, a fim de propiciar uma ainda maior participação da comunidade, principalmente dos profissionais que atuam no Atletismo de Alto Rendimento.

O Comitê de Seleções da CBAt tem como objetivo principal implementar novas ações dentro do Programa de Preparação Olímpica visando uma boa participação do Atletismo brasileiro nos Jogos de Tóquio 2020. A principal atuação do Comitê será no debate e formatação dos critérios de convocação de atletas e treinadores para as Seleções Brasileiras neste ciclo.

A nova composição do Comitê ficará assim:

1-Representantes do Departamento de Alto Rendimento e do Departamento Técnico da CBAt
2-Representantes da área técnica do Comitê Olímpico do Brasil
3-Um treinador de cada área específica do Atletismo*:
a. Arremesso/Lançamentos
b. Velocidade/Barreiras
c. Saltos Horizontais/Verticais
d. Meio-fundo/Fundo
e. Marcha Atlética
f. Provas Combinadas
4-Representante dos Atletas**
5-Representante das Federações***
6-Representantes dos três clubes com melhor classificação na edição 2017 do Troféu Brasil Caixa de Atletismo
7-Representantes dos clubes campeões na categoria geral na edição 2017 dos Campeonatos Brasileiros Caixa de Atletismo Sub-20 e Sub-18

Fonte: CBAt

*Serão convidados os treinadores dos atletas melhores colocados no ranking da IAAF, por cada área específica acima indicada.
** Serão convidados o representante dos Atletas na Assembleia Geral da CBAt e o integrante brasileiro na Comissão de Atletas da IAAF.
*** Será convidado o presidente da Federação que possuir o maior número de atletas no Ranking da IAAF.

A formação da equipe e a participação nas competições internacionais de todas as categorias contam com recursos do Programa CAIXA de Apoio às Seleções Brasileiras.

terça-feira, 22 de agosto de 2017

CFO do Nordeste recebe Brasileiro Caixa Sub-16 de Atletismo

1|08|2017 - 11:29 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

São Paulo - O Campeonato Brasileiro Caixa de Atletismo Sub-16 foi confirmado pela CBAt para os dias 30 de setembro e 1º de outubro no Centro de Formação Olímpica (CFO) do Nordeste, em Fortaleza, no Ceará. A competição reúne atletas com até 15 anos de idade e é a categoria de entrada em eventos nacionais da modalidade.
Fonte: CBAt

Os clubes interessados devem inscrever seus atletas a partir de sábado (dia 26) pelo Sistema Extranet da CBAt. O prazo para garantir participação termina no próximo dia 31. 

Para os clubes filiados ou vinculados ao Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), os custos de passagem e hospedagem serão cobertos pela entidade. Desta forma, na inscrição deverá constar o número do CPF de todos os integrantes da equipe.

Na edição de 2016, realizada na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo, a competição reuniu cerca de 700 atletas de cem clubes, representando 16 Estados e o Distrito Federal.

Pelo programa-horário inicial, que pode ser alterado após a confirmação das inscrições, o Campeonato será aberto às 07:30 do dia 30, com a disputa da final masculina dos 5.000 m marcha atlética, e encerrada às 18:20 do dia 1º, com a prova final do revezamento masculino 4 x 75 m.

O Cento de Formação Olímpica do Nordeste fica na Avenida Alberto Craveiro, bem em frente à Arena Castelão. A instalação esportiva foi gentilmente cedida pelo Governo do Estado do Ceará, numa parceria entre a Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (SESPORTE), e a CBAt, por meio de sua filiada Federação Cearense de Atletismo.

"A parceria com a SESPORTE é fundamental para a realização deste importante evento para o Ceará e para o Nordeste. Por isso, agradecemos o apoio secretário Euler Barbosa e do secretário adjunto Wilame Alencar", comentou Jerry Welton Barbosa Gadelha, presidente da FCAt.

domingo, 20 de agosto de 2017

Curitiba recebe Clínica de MiniAtletismo

18|08|2017 - 14:18 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

São Paulo - Começou nesta sexta-feira (18) e termina neste sábado (19) a Clínica de MiniAtletismo promovida pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) em parceria com a Federação de Atletismo do Paraná (FAP), em Curitiba. O ministrante é o professor Felipe de Siqueira da Silva e as aulas reúnem 45 participantes entre professores e acadêmicos de educação física nas instalações cedidas pela Secretaria Estadual do Esporte e do Turismo do Paraná, com apoio do CREF, do Paraná.
Fonte: CBAt

Neste sábado, no encerramento da clínica, os participantes poderão pôr em prática os ensinamentos com a realização do festival de miniatletismo, que reunirá 64 crianças.

O principal objetivo da iniciativa é capacitar treinadores, professores e acadêmicos da área de educação física. O programa consta de palestras, oficinas e um festival de atletismo, voltado para crianças de 7 a 12 anos.

O MiniAtletismo é um projeto desenvolvido por especialistas de vários países para a IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo). A meta é levar a prática do esporte ao maior número de crianças e adolescentes em idade escolar. A intenção é que os estudantes entrem em contato com o esporte, utilizando material reciclável na produção dos itens necessários ao desenvolvimento das atividades.

A iniciativa de Curitiba faz parte do Programa CAIXA de Cursos Técnicos e Clínicas de Atletismo, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que tem a Caixa Econômica Federal, como sua patrocinadora máster.

domingo, 13 de agosto de 2017

Caio Bonfim conquista bronze para o Brasil

13|08|2017 - 12:18 | Benê Turco, da Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

Londres - O brasiliense Caio Bonfim conquistou neste domingo (dia 13) a medalha de bronze na prova dos 20 km marcha atlética no Campeonato Mundial de Atletismo, em Londres. Foi a primeira medalha brasileira na competição, iniciada no dia 4, no Estádio Olímpico. Ele completou as 10 voltas no circuito de 2 km, montado próximo ao Palácio de Buckingham, em 1:19:04, novo recorde brasileiro.

Num dia de sol, calor de 23 graus e acompanhada por um grande público, a prova foi realizada numa zona de grande movimento turístico da capital britânica. Caio, que já estava muito perto do pódio, entrou determinado. No ano passado terminou em quarto lugar nos Jogos Olímpicos do Rio, quando completou a prova em 1:19:42, o recorde nacional anterior. No Mundial de Pequim 2015, havia ficado em sexto lugar.
Fonte: CBAt

"Foi uma prova muito difícil. Começou com um ritmo muito forte e achei que ninguém iria aguentar. Preferi manter o que tinha treinado, o que deu certo", comentou, muito feliz, com a bandeira brasileira nas costas. "Ainda não caiu a ficha, mas tenho muito a agradecer a minha família, que me dá todo o apoio", disse.

O pai João Sena e a mãe Gianetti Bonfim são seus treinadores e acompanham o atleta, que defende o CASO (DF), em todas as competições. 

Caio Bonfim fez um Camping de Treinamento em altitude, em Sierra Nevada, na Espanha, antes do Mundial, promovido pela Confederação Brasileira de Atletismo, pelo Programa Caixa de Campings Internacionais, e pelo Comitê OIímpico do Brasil (COB), pela Lei Agnelo/Piva, procurando dar as melhores condições de preparação para o marchador.

O colombiano Eider Arévalo conquistou a medalha de ouro, com 1:18:53, novo recorde nacional, seguido do russo Sergei Shirobokov, da equipe independente, com 1:18:55.

Outro grande resultado foi obtido nos 20 km marcha feminino, com a pernambucana Erica Rocha de Sena, que ficou muito perto do pódio. Ela completou o percurso em quarto lugar, com a marca de 1:26:59, novo recorde sul-americano, que era dela mesma, com 1:27:18, estabelecido em 2016, durante o Mundial de Marcha Atlética por Equipes, em Roma. 

Erica esteve sempre no pelotão de frente, desde a largada, manteve um ritmo forte até o km 17, quando recebeu placas de advertência de quatro árbitros. "Fiquei preocupada. Tive o receio de ser desqualificada e diminui o ritmo", comentou a brasileira, atleta da B3 Atletismo, que é orientada pelo marido, o equatoriano Andrés Chocho.

"O objetivo era a medalha, claro, e fiquei muito perto. O outro é melhorar minha marca e consegui. Planejei tudo para chegar na minha melhor forma no Mundial", lembrou a marchadora, que foi a sexta colocada em Pequim 2015 e a sétima no Rio 2016.

A chinesa Jiayu Yang conquistou a medalha de ouro, com 1:26:18, seguida da mexicana Maria Guadalupe González, com 1:26:19, e da italiana Antonella Palmisano, com 1:26:36.

Nos 50 km marcha atlética feminina, que foram disputados pela primeira vez no Campeonato Mundial, a catarinense Nair da Rosa terminou em quinto lugar. O seu tempo não foi registrado porque ela não completou a distância e a prova foi interrompida pelos organizadores.

"A prova foi fantástica. Não consegui desenvolver o ritmo desejado, mas estou feliz por estar entre as pioneiras e disputar a primeira prova dos 50 km em um Mundial", comentou a atleta da AABLU, treinada por Sergio Galdino.

A portuguesa Inês Henriques garantiu o ouro, com 4:05:56, novo recorde mundial. Já as chinesas Hang Yin e Shuqing Yang ficaram com a prata e o bronze, com 4:08:58 (recorde asiático) e 4:20:49, respectivamente.

DISCO - A paraibana Andressa de Moraes terminou em 11º lugar na prova do lançamento do disco, com a marca de 60,00 m, no Estádio Olímpico de Londres. "Tentei dar meu melhor e por isso deixo o Mundial feliz". comentou a brasileira. O ouro foi para a croata Sandra Perkovic, com 70,31 m. A australiana Dani Stevens levou a prata, com 69,64 m, enquanto o bronze ficou com a francesa Mélina Robert-Michon, com 66,21 m.

O Brasil participa do Campeonato Mundial de Atletismo em Londres com Recursos do Programa Caixa de Seleções, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

sábado, 12 de agosto de 2017

Termina neste domingo o Mundial de Atletismo em Londres

12|08|2017 - 12:07 | Benê Turco, da Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

Londres - Com a participação de cerca de dois mil atletas de mais de 200 nações, termina neste domingo (dia 13), o Mundial de Atletismo, em Londres. Na capital britânica, as provas da 16ª edição do Campeonato são disputadas no Estádio Olímpico, palco dos Jogos de 2012.

Nesta última rodada da principal competição do esporte internacional na temporada, sete provas, todas finais, serão realizadas à noite, no Estádio Olímpico. Antes, acontecerão as provas de marcha atlética, em circuito de rua, em Marborough, com chegada próxima ao Palácio de Buckingham.

O Brasil estará presente no estádio, com Andressa de Morais, no lançamento do disco, a partir das 15:10, hora de Brasília (19:10, hora local). Andressa este ano estabeleceu novo recorde sul-americano com 64,68 m, ao vencer o Sul-Americano no Paraguai. Atleta do Pinheiros, treinada pelo cubano Julián Mejias, Andressa obteve lugar na final ao marcar 62,80 m na qualificação.
Fonte: CBAt

"Estou bem e com esperanças de fazer o meu melhor resultado na final", disse a atleta, no saguão do Grange City Hotel, perto da Torre de Londres, onde a delegação do Brasil e de outros países estão hospedadas.

Também terá representantes do Brasil em três das quatro provas de marcha atlética (com exceção dos 50 km masculino): 50 km feminino, com Nair da Rosa, às 03:45 (07:45) 20 km feminino, com Erica Rocha de Sena, a partir das 08:20 (12:20) e nos 20 km masculino, com Caio Bonfim, às 10:20 (14:20).

Caio Bonfim e Erica Sena têm colecionado bons resultados nos últimos anos. Erica - atleta da B3 Atletismo, treinada por seu marido, o equatoriano Andrés Chocho - foi prata no PAN de Toronto 2015, sexta no Mundial de Pequim no mesmo ano, e sétima na Olimpíada do Rio 2016. "Fiz uma boa preparação e estou pronta para competir", disse a atleta no restaurante do hotel, pouco antes de almoçar.

Caio, que compete pelo CASO e treina com seus pais, João Sena e Gianetti Bonfim, foi bronze em Toronto, sexto em Pequim e quarto no Rio 2016. "O Caio está bem e irá tranquilo para a prova", falou Gianetti, que companha o atleta, na capital britânica.

Finalmente, Nair da Rosa treina com o antigo marchador Sergio Galdino, em Blumenau, onde vive, e compete pela AABLU. Aos 37 anos, casada e com três filhos, Nair está orgulhosa de viver um momento único no Atletismo, já que as mulheres disputam, pela primeira vez, os 50 km. Assim, também pela primeira vez na história do Mundial, iniciada em Helsinque 1983, homens e mulheres disputarão igualmente todas as provas do programa: 24 para cada gênero.

"Sei que é um momento importante e quero marcar presença aqui", disse Nair. "Sempre quis fazer os 50 km, quando nem se cogitava ter a distância no Mundial", prosseguiu a atleta que está há quatro anos na modalidade. "Antes eu fazia corrida de rua, cheguei a fazer maratonas, mas gosto mesmo é de marcha", afirmou Nair, que este ano bateu seu próprio recorde, com 4:39:28 em Lima, no Peru, ao vencer o PAN de marcha.

O Brasil participa do Campeonato Mundial de Atletismo em Londres com recursos do Programa Caixa de Seleções, da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

terça-feira, 8 de agosto de 2017

Conheça um pouco mais do Atletismo Esperança de Campo Mourão


O Atletismo de Campo Mourão é referência no Brasil em termos de resultados e também na revelação de atletas.
Preocupado em conquistar novas parcerias, o Instituto de Atletismo de Campo Mourão produziu um vídeo para que mais pessoas conheçam o tamanho das façanhas dos nossos atletas. Veja o vídeo e venha ser um parceiro do Atletismo Esperança.


domingo, 6 de agosto de 2017

Rosangela Santos quebra recorde sul-americano e vai à final

06|08|2017 - 15:45 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

Londres - A brasileira Rosangela Santos quebrou neste domingo (dia 6) os recordes brasileiro e sul-americano dos 100 m ao completar a série 2 das semifinais do Campeonato Mundial de Atletismo, no Estádio Olímpico de Londres, em 10.91 (-0.2). Ela tornou-se assim a primeira brasileira a qualificar-se na história para a final dos 100 m no torneio.

Rosangela, nascida a 20 de dezembro de 1990, em Washington DC, nos Estados Unidos, mas criada desde bebê no Rio de Janeiro, é a primeira brasileira a completar a prova em menos de 11 segundos. O recorde nacional anterior era de Ana Claudia Lemos, com 11.01 (1.4), desde 2015. Já o recorde sul-americano era da equatoriana Angela Tenorio, com 10.99 (0.9), desde o PAN de Toronto 2015.
Fonte: CBAt

A atleta do Pinheiros, que mora e treina no Texas (USA), passou para a final, que será disputada ainda neste domingo, às 17:50, com o terceiro melhor tempo. A mais rápida foi a jamaicana Elaine Thompson, com 10.84 (-0.2), seguida de Marie-Josée Ta Lou, da Costa do Marfim, com 10.87 (0.8).

O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo, José Antonio Martins Fernandes, mandou seus cumprimentos pelo desempenho da atleta. O vice-presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, também fez questão de parabenizar a velocista.

O Brasil disputa o Campeonato Mundial com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

Eder Souza e Marcio Teles estão na fase semifinal no Mundial de Atletismo

06|08|2017 - 11:44 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

Londres - Marcio Teles conseguiu um bom resultado na primeira fase da disputa dos 400 m com barreiras, neste domingo (dia 6), no Mundial de Atletismo, em Londres. O Campeonato está sendo disputado no Estádio Olímpico, palco dos Jogos de 2012.

Marcio ficou em segundo lugar na série 5 com 49.41 e fez o sexto melhor tempo entre todos os participantes. "A meta era garantir a classificação, tinha que ficar entre os quatro primeiros, para não depender do tempo", disse o barreirista, que disputará a série 3 da fase semifinal, nesta segunda-feira (7), às 14:46, hora de Brasília (18:46, hora local). Marcio compete pela B3 Atletismo e treina com Evandro Lazari. Hederson Estefani - atleta do Pinheiros, treinado por Sanderlei Parrela - também disputou a preliminar: foi o quinto na série 1 com 50.22 e não passou à semifinal.
Fonte: CBAt

Também Eder Souza foi bem em sua prova, os 110 m com barreiras. Atleta da Orcampi Unimed, treinado por Victor Fernandes, ele foi o quarto na série 3 com 13.56 (0.1). Ele volta à pista ainda neste domingo, para a disputa da semifinal, a partir das 16:10 (20:10). Ainda competiu pela manhã Altobeli Santos da Silva, do Pinheiros, treinado por Clodoaldo Lopes do Carmo. O corredor teve dor de dente nos últimos dias, e mesmo assim ficou na sexta posição da série 3, com 8:31.82. "A vontade era grande, mas não deu", falou o fundista.

No heptatlo, faltando a prova dos 800 m, que será disputada esta noite, Tamara Alexandrino é a 23ª com 4.308 pontos, e Vanessa Chefer é a 29ª, com 3.846. Ambas competem pelo Pinheiros. Tamara treina com Liliana Lohmann, e Vanessa, com Ricardo Barros.

Nesta segunda-feira teremos ainda a estreia de Aldemir Gomes da Silva Junior, que defende o Vasco da Gama e treina com Vania Silva. Este ano Aldemir correu os 200 m em 20.15 (recorde pessoal). "Estou bem e vou tentar avançar no Campeonato", disse o velocista, que correrá a série 3, às 14:46 (18:46).

Às 14:35 será a vez de Mateus Daniel de Sá fazer a qualificação do salto triplo. Ele está no Grupo A e sua prova começa às 14:35 (18:35). Atleta do Pinheiros, ele treina com Tania Moura.

O Brasil disputa o Campeonato Mundial com recursos do Programa Caixa de Seleções Nacionais da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), patrocinada pela Caixa Econômica Federal.

sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Brasileiro Caixa Sub-16 será em Fortaleza

04|08|2017 - 11:28 | Assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Atletismo

São Paulo - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou, por meio da Nota Oficial Nº 94/2017, a realização do Campeonato Brasileiro Caixa Sub-16 para o período de 29 de setembro a 1º de outubro deste ano, em Fortaleza, no Ceará. A competição faz parte de um convênio assinado entre a CBAt, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) e algumas agremiações nacionais.

O objetivo é firmar parcerias para a realização dos Campeonatos nacionais das categorias iniciais, ou seja: sub-16, sub-18, sub-20 e sub-23, visando o ciclo olímpico que tem Tóquio 2020, como ápice.

No ano passado, na Arena Caixa, em São Bernardo do Campo (SP), o Centro Olímpico, de São Paulo, venceu o Brasileiro Caixa Sub-16, com a participação de centenas de atletas de todas as regiões do País. Foi o quarto título da equipe paulistana, em sete edições da competição. No total, o time tetracampeão somou 152 pontos na classificação geral: 53 pontos no masculino e 99 no feminino (1º lugar entre as mulheres). 

A equipe vice-campeã foi a PM Colombo, do Paraná, com 87 pontos, todos conquistados no masculino (foi campeã entre os homens). O terceiro lugar geral foi o SESI de São Paulo, com 83 pontos (58 no masculino e 25 no feminino). 
Fonte: CBAt
O destaque individual, no masculino, foi Vitor Gabriel Motin (PM Colombo), ganhador do lançamento do disco (com recorde nacional de 69,86 m) e do arremesso do peso. No feminino, a eleita foi Ana Caroline dos Santos Lopes, da FAE, de Jaboticabal (SP), igualmente vencedora do peso e do disco, quebrando três vezes o recorde brasileiro nesta segunda prova, chegando a 48,64 m.

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Atletismo: Técnico Paulinho faz balanço da participação nos Jogos Escolares A

O técnico Paulo César Costa realizou uma avaliação da participação mourãoense nos Jogos Escolares do Paraná, divisão A, que aconteceu na cidade de Apucarana.
De acordo com Paulinho, a participação pode ser considerada boa, ainda mais se for levado em conta as dificuldades enfrentadas pelo projeto de atletismo em 2017: “Ainda foi bom. Nós tivemos três medalhas, terceira colocação geral feminino com o Colégio Osvaldo Cruz. Se esperava mais, só que em função do que aconteceu durante ano podemos dizer que foi muito positivo” disse o treinador.
“Fico muito contente pelos colégios Osvaldo Cruz, Estadual e Vinicius de Moraes que tiveram estudantes participando” completou.
Para 2018, Paulinho espera poder montar uma equipe ainda mais forte para a disputa, já que a fase final será em Campo Mourão.
http://blogdoraoni.com.br

quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Programação completa do Mundial de Atletismo de Londres 2017

O Mundial de Atletismo de Londres será disputado de 4 a 13 de agosto no Estádio Olímpico. A Federação Internacional (IAAF) estima a participação de mais de 2000 atletas de 205 países, 36 deles brasileiros. Confira abaixo a programação completa (horários de Brasília) e as indicações de quando competem os representantes verde-amarelos e também os grandes astros do evento:
Programação completa do Mundial de Atletismo de Londres 2017

Dia 04/08 (Sexta-feira)

Sessão 1
14h: Cerimônia de abertura
15h: 100 metros (M)
15h20: Lançamento de Disco (M)
15h30: Salto em distância (M) - Paulo Sérgio Oliveira
15h35: 1500 metros (F)
15h45: Salto com vara (F)
16h20: 100m (M) - Bolt
16h45: Lançamento de Disco (M)
17h20: 10.000 metros (M) (Final) – primeira medalha - Mo Farah
17h53: 10.000 metros (M) (Entrega de medalhas)

Dia 05/08 (Sábado)

Sessão 2
6h: Arremesso de peso (M) – Darlan Romani
6h05: Heptatlo (100 metros) (F) - Tamara Alexandrino e Vanessa Spinola
6h35: Lançamento de martelo (F) - 
6h45: 400 metros (M) – Lucas Carvalho e Wayde Van Niekerk
7h: Salto triplo (F) - Tânia da Silva
7h30: Heptatlo (Salto em altura) (F) - Tamara Alexandrino e Vanessa Spinola
7h45: 100 metros (F) - Rosângela Santos e Vitória Rosa
8h05: Lançamento de martelo (F)
8h45: 800 metros (M) – Thiago André

Sessão 3
15h: Heptatlo (Arremesso de peso) (F) - Tamara Alexandrino e Vanessa Spinola
15h05: 100 metros (M) (Semifinal) - Bolt
15h25: Lançamento de disco (M) (Final)
15h35: 1500 metros (F)
16h05: Salto em distância (M) (Final)
16h10: 10.000 metros (F) (Final)
17h: Heptatlo (200 metros) (F) - Tamara Alexandrino e Vanessa Spinola
17h35: Salto em distância (M) (Entrega de medalhas)
17h45: 100 metros (M) (Final) - Última prova individual Bolt

Dia 06/08 (Domingo)

Sessão 4
6h: Heptatlo (Salto em distância) (F) - Tamara Alexandrino e Vanessa Spinola
6h05: 3.000 metros com obstáculos (M) - Altobeli Silva
6h40: Salto com vara (M) 
7h05: 400 metros com barreiras (M) - Hederson Estefani e Márcio Teles
7h45: Heptatlo (Lançamento de dardo) (F) - Tamara Alexandrino e Vanessa Spinola
7h55: 400 metros (F)
9h: Heptatlo (Lançamento de dardo) (F) - Tamara Alexandrino e Vanessa Spinola
9h15: 110 metros com barreiras (M) - Éder Souza

Provas de rua
6h55 - Maratona (M)
15h - Maratona (F)

Sessão 5
14h40: Lançamento de disco (M) (Entrega de medalhas)
14h45: 10.000 metros (F) (Entrega de medalhas)
14h50: 100 metros (M) (Entrega de medalhas)
15h: Salto com vara (F) (Final)
15h05: Lançamento de dardo (F) - Laila Ferrer
15h10: 100 metros (F) 
15h40: 400 metros (M) 
16h10: 110 metros com barreiras (M)
16h30: Lançamento de dardo (F) - Laila Ferrer
16h35: Arremesso de peso (M) (Final)
16h40: Heptatlo (800 metros) (F) (Final) - Tamara Alexandrino e Vanessa Spinola
17h15: 800 metros (M) 
17h50: 100 metros (F) (Final)
17h53: Heptatlo (F) (Final)

07/08 (Segunda-feira)

Sessão 6
14h10: Salto com vara (F) (Entrega de medalhas)
14h15: Arremesso de peso (M) (Entrega de medalhas)
14h20: 100 metros (F) (Entrega de medalhas)
14h30: 200 metros (M) - Aldemir Gomes e Wayde Van Niekerk
14h35: Salto triplo (M) - Mateus Sá
15h: Lançamento de martelo (F) (Final) - Anita Wlodarczyk
15h30: 400 metros com barreiras (F)
16h20: 400 metros com barreiras (M)
16h25: Salto triplo (F) (Final)
16h55: 400 metros (F)
17h15: Lançamento de martelo (F) (Entrega de medalhas)
17h30: 110 metros com barreiras (M) (Final)
17h50: 1.500 metros (F) (Final)

08/08 (Terça-feira)

Sessão 7
14h55: Salto triplo (F) (Entrega de medalhas)
15h: 110 metros com barreiras (M) (Entrega de medalhas)
15h05: 1.500 metros (F) (Entrega de medalhas)
15h20: Lançamento de dardo (F) (Final)
15h30: 200 metros (F) - Vitória Rosa, Rosângela Santos e Dafne Schippers
15h35: Salto com vara (M) (Final) 
16h35: 400 metros com barreiras (F)
16h40: Arremesso de peso (F) – Geisa Arcanjo
17h10: 3.000 metros com obstáculos (M) (Final)
17h35: 800 metros (M) (Final)
17h40: 3.000 metros com obstáculos (M) (Entrega de medalhas)
17h50: 400 metros (M) (Final) - Wayde Van Niekerk

09/08 (Quarta-feira)

Sessão 8
14h40: Lançamento de dardo (F) (Entrega de medalhas)
14h45: 800 metros (M) (Entrega de medalhas)
14h50: 400 metros (M) (Entrega de medalhas)
15h05: 3.000 metros com obstáculos (F)
15h10: Salto em distância (F) - Eliane Martins
15h20: Lançamento de martelo (M) – Wagner “Montanha” Domingos e Allan Woslki
15h55: Salto com vara (M) (Entrega de medalhas)
16h05: 5.000 metros (M) – Mo Farah
16h25: Arremesso de peso (F) (Final)
16h50: Lançamento de Martelo (M)
16h55: 200 metros (M)
17h30: 400 metros com barreiras (M) (Final)
17h40: Arremesso de peso (F) (Entrega de medalhas)
17h50: 400 metros (F) (Final)

10/08 (Quinta-feira)

Sessão 9
14h15: 400 metros com barreiras (M) (Entrega de medalhas)
14h30: 5.000 metros (F)
15h05: Lançamento de dardo (M)
15h10: Salto em altura (F) 
15h15: 400 metros (F) (Entrega de medalhas)
15h25: 800 metros (F) 
16h20: Salto triplo (M) (Final)
16h25: 1.500 metros (M)
16h35: Lançamento de dardo (M)
17h05: 200 metros (F)
17h35: 400 metros com barreiras (F) (Final)
17h50: 200 metros (M) (Final)

11/08 (Sexta-feira)

Sessão 10
6h: Decatlo (100 metros) (M) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos
6h10: Lançamento de disco (F) - Andressa de Morais e Fernanda Martins
6h45: 100 metros com barreiras (F) - Fabiana Moraes
7h05: Decatlo (Salto em distância) (M) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos
7h15: Salto em altura (M) - Fernando Ferreira e Talles Silva
7h35: Lançamento de disco (F)
8h55: Decatlo (Arremesso de peso) (M) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos

Sessão 11
13h: Decatlo (Salto em altura) (M) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos
14h45: 400 metros com barreiras (F) (Entrega de medalhas)
14h50: Salto triplo (M) (Entrega de medalhas)
15h05: 100 metros com barreiras (F)
15h10: Salto em distância (F) (Final)
15h35: 800 metros (F) - Caster Semenya
16h: 200 metros (M) (Entrega de medalhas)
16h10: 1.500 metros (M)
16h30: Lançamento de martelo (M) (Final)
16h45: Decatlo (400 metros) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos
17h15: Salto em distância (F) (Entrega de medalhas)
17h25: 3.000 metros com obstáculos (F) (Final)
17h50: 200 metros (F) (Final)

12/08 (Sábado)

Sessão 12
6h: Decatlo (110 metros com barreiras) (M) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos
6h35: Revezamento 4x100 metros (F) - Brasil
6h55: Revezamento 4x100 metros (M) - Usain Bolt pela Jamaica
7h: Decatlo (Lançamento de disco) (M) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos
7h20: Revezamento 4x400 metros (F)
7h40: 200 metros (F) (Entrega de medalhas)
7h50: Revezamento 4x400 metros (M) - Brasil
8h20: Decatlo (Lançamento de disco) (M) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos
10h15: Decatlo (Salto com vara) (M) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos

Sessão 13
13h30: Decatlo (Lançamento de dardo) (M) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos
14h40: 3.000 metros com obstáculos (F) (Entrega de medalhas)
14h45: Lançamento de martelo (M) (Entrega de medalhas)
14h55: Decatlo (Lançamento de dardo) (M) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos
15h05: Salto em altura (F) (Final)
16h05: 100 metros com barreira (F) (Final)
16h15: Lançamento de dardo (M) (Final)
16h20: 5.000 metros (M) (Final)
16h45: Decatlo (1.500 metros) (Final) - Luiz Alberto Araújo e Jefferson Santos
17h10: 100 metros com barreira (F) (Entrega de medalhas)
17h30: Revezamento 4x100 metros (F) (Final)
17h35: 5.000 metros (M) (Entrega de medalhas)
17h40: Salto em altura (F) (Entrega de medalhas) 
17h50: Revezamento 4x100 metros (M) (Final) - Última prova de Usain Bolt
17h55: Decatlo (M) (Entrega de medalhas)

13/08 (Domingo)

Provas de rua
3h45: marcha atlética 50km (M e F) - Nair Rosa
8h20: marcha atlética 20km (F) – Erica Sena
10h10: marcha atlética 20km (M) – Caio Bonfim

Sessão 14
14h35: Lançamento de dardo (M) (Entrega de medalhas)
14h40: Revezamento 4x100 metros (M & F) (Entrega de medalhas)
15h: Salto em altura (M) (Final)
15h10: Lançamento de disco (F) (Final)
15h35: 5.000 metros (F) (Final)
16h10: 800 metros (F) (Final)
16h30: 1.500 metros (F) (Final)
16h42: 5.000 metros (F) (Entrega de medalhas)
16h55: Revezamento 4x400 metros (F) (Final)
17h: 800 metros (F) (Entrega de medalhas)
17h05: Lançamento de disco (F) (Entrega de medalhas)
17h15: Revezamento 4x400 metros (M) (Final)
17h21: 1.500 metros (M) (Entrega de medalhas)
17h26: Salto em altura (M) (Entrega de medalhas)
17h31: Revezamento 4x400 metros (M & F) (Entrega de medalhas)
17h45: Cerimônia de encerramento

Seguidores