terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Brasil ganha cinco medalhas e classifica duas equipes para o Mundial

Seleção tem bom desempenho no Sul-Americano de Cross Country de Guayaquil, neste sábado, e fica com vagas para competição de Aarhus, Dinamarca, em março

Bragança Paulista - O Brasil conquistou cinco medalhas - duas de prata e três de bronze - na 33ª edição do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, disputada neste sábado (23/2), no Parque de Los Samanes, em Guayaquil, no Equador. E, mais do que isso, garantiu a classificação da equipe adulta masculina e da Sub-20 feminina para o Campeonato Mundial de Aarhus, a ser disputado no dia 30 de março na Dinamarca.As conquistas mais festejadas foram nos 10 km adulto masculino, obtidas por Johnatas de Oliveira Cruz (prata) e Gilberto Silvestre Lopes (bronze), que completaram as cinco voltas no percurso em 32:32 e 33:06, respectivamente. O campeão foi o peruano José Luis Rojas, que venceu com o tempo de 32:31. André Ramos de Souza terminou em 4º lugar (33:18) e Nicolas Antonio Gonçalves ficou em 12º, com 34:48.
Com o resultado, o Brasil somou 21 pontos no adulto e superou o Peru, que teve 22 e ficou em segundo lugar na classificação geral por equipes.
A equipe feminina Sub-20 teve mais tranquilidade ainda na classificação, somando 37 pontos. O Peru ficou em segundo lugar, com 41, seguido do Equador, com 42.
No individual, o Brasil teve uma atuação bem regular, embora sem medalha na prova de 6 km: Jeovana Fernanda dos Santos foi 4ª (24:30), 6ª Letícia de Almeida Belo (24:34), 7ª Bianca Vitoria dos Santos (24:47) e 10ª Maria Lucineida Moreira (25:17).
O Brasil foi campeão ainda no masculino Sub-18, que não tem vaga para o Mundial. Foram duas medalhas no percurso de 6 km: prata para Douglas de Oliveira Henrique (20:46) e bronze para Tiago Emídio Fernandes (21:03). O vencedor foi o peruano Amante Mamani (20:37).
A outra medalha brasileira, também de bronze, foi conquistada por Gabriela de Freitas Tardivo nos 4 km do Sub-18, com 15:52.
Nas outras provas, os brasileiros mais bem colocados foram Simone Ponte Ferraz nos 10 km adulto feminino, em 7º lugar, com 39:46, e Victor de Oliveira da Silva nos 8 km Sub-20 masculino, com 28:16.
"A participação brasileira foi muito boa e devemos comemorar a classificação de duas equipes para o Campeonato Mundial. Tivemos um grupo jovem, que certamente ganhará muita experiência", comentou o técnico Paulo Cesar da Costa.
A equipe brasileira, composta por 20 atletas, viajou com recursos do Programa de Apoio às Seleções Brasileiras da Caixa, a patrocinadora oficial do Atletismo Brasileiro.

Terremoto dá susto, mas Seleção está pronta para o Sul-Americano de Cross Country

Competição será disputada neste sábado em Guayaquil, no Equador, e os brasileiros lutam por vagas no Mundial de Aarhaus, na Dinamarca, em março

Bragança Paulista - O Brasil participa com uma equipe de 20 atletas - 10 no masculino e 10 no feminino - da 33ª edição do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, que será realizado neste sábado (23/2), a partir das 8 horas locais (10 horas de Brasília), no Parque de los Samanes, em Guayaquil, no Equador.
Antes da competição, porém, a delegação tomou um susto. Os atletas, treinadores, pessoal da área médica foram despertados às 5:20 da manhã desta sexta-feira (horário local) por um terremoto e tiveram de deixar os alojamentos do Centro Nacional de Treinamento de Duran às pressas. O terremoto teve magnitude 5.9 pontos na região de Guayaquil, a uma profundidade de cerca de 40 quilômetros, segundo o Instituto Geofísico do Equador. Pouco antes, a delegação já havia sentido tremores, resultado de outro sismo, mais forte, de 7.5 pontos, ocorrido em Macas, na região amazônica do país.
"Foi um grande susto. No primeiro nem todo o mundo acordou. No segundo, retiramos todo mundo para fora do alojamento como medida de segurança", contou Rodrigo Dario, delegado da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na competição.
Apesar do problema, a organização garante estar tudo pronto para a competição, que reunirá mais de uma centena de participantes, representando a Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai, além de Brasil e possivelmente de uma equipe da Venezuela, que encontra dificuldades para chegar à sede da competição.
Estão previstas provas masculinas e femininas nas categorias adultas, Sub-20 e Sub-18, todas seletivas para o Campeonato Mundial de Aarhus, a ser disputado no dia 30 de março na Dinamarca.
Os brasileiros fizeram na manhã desta sexta-feira (22/2) o reconhecimento do percurso, um circuito de 2 km, em terreno de terra e grama, com obstáculos naturais, como troncos de árvores, poças dágua e lama. "O que chamou a atenção é que o percurso tem muitas curvas", comentou Rodrigo.
Pelo programa original, antes do Congresso Técnico, a competição será aberta com às 10 horas de Brasília, com os 6 km feminino Sub-20 e masculino Sub-18. As provas de 10 km adulto das duas categorias terão largadas às 10:40, prosseguindo às 11:40 com os 8 km masculino Sub-20 e às 12:30 com os 4 km feminino Sub-18. Está prevista ainda a disputa de um revezamento misto de 8 km, a partir das 13 horas, sempre no horário de Brasília.
A Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle) destacou nesta sexta-feira a realização do evento e citou o mineiro Gilberto Silvestre Lopes como uma das grandes atrações da competição na categoria adulta. Ele é hexacampeão da Copa Brasil Caixa da especialidade. "Conheci o circuito e é difícil. O objetivo é fazer o melhor possível", resumiu o corredor de 29 anos, nascido em São Miguel das Antas e treinado por Henrique Viana. 
Gilberto ganhou o Sul-Americano de 2012, em Lima, e foi vice-campeão no Pan-Americano de Cross de 2015, em Barranquilla (COL), e de 2016, em Vargas (VEN). Foi campeão juvenil sub-20 em Assunção, no Paraguai, em 2008. No Sul-Americano, foi vice em 2010 em Guayaquil.
Os representantes brasileiros:
Masculino
Adulto - 10 km
Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ)
Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP)
Andre Ramos de Souza (Barra do Garças-MT)
Nicolas Antonio Gonçalves (Orcampi Unimed-SP)
Sub-20 - 8 km
Vitor de Oliveira da Silva (FECAM-PR)
Mario Henrique Alves Brito (Barra do Garças-MT)
Leonardo Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP)
Yago de Souza Werneck (Vasco da Gama-RJ)
Sub-18 - 6 km
Douglas de Oliveira Henrique (Vasco da Gama-RJ)
Tiago Emídio Fernandes (AAC-SC)
Feminino
Adulto - 10 km
Amanda Aparecida de Oliveira (UFJF-MG)
Graziele Zarri (FECAM-PR)
Simone Ponte Ferraz (Corville-SC)
Jessica Suzan Rodrigues (Máster de Atletismo-MS)
Sub-20 - 6 km
Jeovana Fernanda Leopoldina dos Santos (ABDA-SP)
Leticia de Almeida Belo (Orcampi Unimed-SP)
Bianca Vitoria Esquerdo dos Santos (FAE Osasco-SP)
Maria Lucineida Moreira (Projeto Atletismo Campeão-PE)
Sub-18 - 4 km
Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR)
Francielly da Silva Marcondes (Barra do Garças-MT)
A equipe brasileira viaja com recursos do Programa de Apoio às Seleções Brasileiras da Caixa, a patrocinadora oficial do Atletismo Brasileiro.

CBAt convoca equipe de marcha atlética de 50 km

Os quatro atletas representarão o País no Pan-Americano do México, que será disputado nos dias 20 e 21 de abril. Antes, será realizada a Copa Brasil Caixa de outras distâncias em Santa Catarina

Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) convocou oficialmente os quatro atletas que representarão o País nas provas de 50 km do Campeonato Pan-Americano de Marcha Atlética, que será disputado nos dias 20 e 21 de abril, na cidade de Lázaro Cárdenas, no México.
Foram chamados os campeões e vice-campeões no masculino e no feminino da Copa Brasil Caixa, disputada no último dia 17, na cidade de Bragança Paulista, em São Paulo: Claudio Richardson dos Santos (AABB-RN) e Rudney Dias Nogueira (USIPA-MG) entre os homens, e Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) e Nair da Rosa (AABLU-SC), entre as mulheres.
A previsão de viagem da equipe é para o dia 17 de abril. Seguirão juntos os classificados a serem apontados na Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética das outras provas, marcada para o dia 17 de março, em Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
A equipe brasileira viaja com recursos do Programa de Apoio às Seleções Brasileiras da Caixa, a patrocinadora oficial do Atletismo Brasileiro.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019

Seleção Brasileira viaja na quinta-feira para o Sul-Americano de Cross Country

Delegação terá 20 atletas e três treinadores no evento que será realizado no próximo sábado, em Guayaquil, no Equador. Campeonato é seletivo para o Mundial

Bragança Paulista - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) definiu a delegação que representará o País no Campeonato Sul-Americano de Cross Country, que será disputado no próximo sábado (23/2), em Guayaquil, no Equador. A equipe terá 20 representantes - 10 no masculino e 10 no feminino - e três treinadores.
A Seleção Brasileira viaja em dois grupos na madrugada de quinta-feira (21/2) para a sede da competição. O primeiro deixa o Aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, à 1:40 pelo voo CM 758, da Copa, via Cidade do Panamá, e o outro viaja às 5:55 pelo AV 916, da Avianca, via Lima.
A comissão técnica da equipe foi formada, a partir dos atletas convocados. O treinador-chefe será Sivirino Souza dos Santos (MT) e os técnicos serão Paulo Cesar da Costa (PR) e Alex Sandro Lopes (SP). Fabio Krebs Gonçalves (RS) e Dalvirene de Paiva Fragoso (RJ) acompanharão a equipe como médico e fisioterapeuta, respectivamente, e a chefia será de Daniel Ricardo Pereira (PE).
Já os atletas foram convocados pelos resultados obtidos na Copa Brasil Caixa de Cross Country, disputada no dia 27 de janeiro, no Parque Ecológico do Tietê, em São Paulo. Formada basicamente por jovens, a equipe tem como destaque o mineiro Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento Petrópolis - RJ), campeão sul-americano da modalidade em 2012. Gilberto é hexacampeão da Copa Brasil.
"O Gilberto já foi campeão do Sul-Americano e medalhista em Pan-Americano de Cross (duas vezes vice-campeão), mas a equipe é jovem e a maioria dos atletas nunca participou de Seleção. Mas estão com muita vontade. A decisão da CBAt de aumentar o número de vagas na seleção - anteriormente, apenas os primeiros colocados iam para o Sul-Americano e o Pan-Americano - é importante. Se o Brasil não colher os frutos nesta competição fará isso em alguns anos. Os jovens vão ganhar experiência", afirmou o treinador Alex Lopes.
O Campeonato Sul-Americano é seletivo para o Mundial de Cross Country, em Aarhus, na Dinamarca, marcado para o dia 30 de março.
O objetivo das equipes, tanto no juvenil quanto no adulto, é brigar pelo título e a vaga para o Mundial - os times masculinos têm maiores chances. "Sempre fomos uma grande força na área sul-americana, mas não temos conseguido levar uma equipe para o Mundial - em 2017 só tivemos um atleta. Mas o Brasil vai para brigar pelo título", acrescentou Alex Lopes. 

Os convocados:

Masculino
Adulto - 10 km

Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ)
Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP)
Andre Ramos de Souza (Barra do Garças-MT)
Nicolas Antonio Gonçalves (Orcampi Unimed-SP)

Sub-20 - 8 km
Vitor de Oliveira da Silva (FECAM-PR)
Mario Henrique Alves Brito (Barra do Garças-MT)
Leonardo Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP)
Yago de Souza Werneck (Vasco da Gama-RJ)

Sub-18 - 6 km
Douglas de Oliveira Henrique (Vasco da Gama-RJ)
Tiago Emídio Fernandes (AAC-SC)

Feminino
Adulto - 10 km

Amanda Aparecida de Oliveira (UFJF-MG)
Graziele Zarri (FECAM-PR)
Simone Ponte Ferraz (Corville-SC)
Jessica Suzan Rodrigues (Máster de Atletismo-MS)

Sub-20 - 6 km
Jeovana Fernanda Leopoldina dos Santos (ABDA-SP)
Leticia de Almeida Belo (Orcampi Unimed-SP)
Bianca Vitoria Esquerdo dos Santos (FAE Osasco-SP)
Maria Lucineida Moreira (Projeto Atletismo Campeão-PE)

Sub-18 - 4 km
Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR)
Francielly da Silva Marcondes (Barra do Garças-MT)

A equipe brasileira viaja com recursos do Programa de Apoio às Seleções Brasileiras da Caixa, a patrocinadora oficial do Atletismo Brasileiro.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

Viviane Lyra vence os 50 km da Copa Brasil Caixa de Marcha com recorde brasileiro

A marchadora do Rio fez a prova, em Bragança Paulista, em 4:37.05 entre os homens, Claudio Richardson dos Santos foi decacampeão

Bragança Paulista - A marchadora Viviane Santana Lyra (FECAM-PR) venceu os 50 km da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética, neste domingo (17/2), em Bragança Paulista, com o tempo de 4:37.05. A carioca comemorou muito o resultado que é o novo recorde brasileiro da prova - a marca anterior pertencia a Nair Rosa (4:38:48, obtido em Sucúa, no Equador). Nair (AABLU-SC) foi a segunda colocada na competição.No masculino, Claudio Richardson Santos (AABB Currais Novos-RN) conquistou a decacampeonato dos 50 km (4:30:03), com Rudney Dias Nogueira (USIPA-MG), ficando em segundo (4:55.46).
Os dois primeiros colocados no feminino e no masculino garantiram participação na Copa Pan-Americana, que será disputada dia 20 de abril, na cidade mexicana de Chihuahua, uma das referências da marcha no mundo.

Viviane ficou surpresa com o tempo para esta época do ano. "Fiz 4:41 no Troféu Brasil e não esperava baixar tanto o meu tempo. Fico feliz porque sei que estou no caminho certo. Uma marca dessas no início da temporada é muito boa e vou continuar trabalhando para evoluir. Também quero fazer os 20 km da Copa Brasil, dia 17 de março, no Balneário Camboriú. Por enquanto, estou fazendo as duas distâncias."
Viviane tem 25 anos, nasceu no Rio de Janeiro, e conheceu a marcha numa competição da Escola Ramis Galvão, aos 12 anos. "Como não tem competição de marcha no Rio comecei a fazer os 3.000 m com obstáculos, mas no Evento Teste para os Jogos Olímpicos, em 2016, voltei a marchar. Cometi, fui bem e... não adianta: a marcha está no meu coração."
O potiguar Claudio Richardson dos Santos conquistou o seu décimo título da competição (2000, 2002, 2003, 2004, 2009, 2010, 2011, 2013, 2014 e 2019. Claudio é dono também da melhor marca da Copa Brasil, obtida em Timbó (SC), em 2009, com 4:04:46. José Alessandro Bagio (FME Timbó-SC), bicampeão da Copa Brasil, desistiu da prova. "Foi uma prova dura, muitos atletas quebraram, mas estou bem satisfeito", disse Claudio, de 42 anos, há 22 na marcha. "Agora vou treinar, com o professor Judson José de Lima, ir a Copa Pan-Americana e tentar fazer uma marca para ir aos Jogos Pan-Americanos."
O decacampeonato de Cláudio Richardson certamente será um dos assuntos da semana em Currais Novos, especialmente no Salão Charme e Beleza, que o marchador tem na cidade em sociedade com a Jucilene e mais uma amiga. "Os clientes ficam sabendo, perguntam e começam a torcer pela marcha, pelas vitórias e o sucesso dos marchadores. Eles começam a conhecer o esporte e as dificuldades que o marchador enfrenta." Claudio Richardson divide as funções de cabelereiro com os treinos diários. "Tentei dar um tempo, mas fica um tédio. Voltei a treinar."
O primeiro vencedor da Copa Brasil de Marcha, em 1989, Cícero Sabino de Moura, de 61 anos, esteve em Bragança Paulista para assistir à prova. Nasceu na Paraíba, morou a maior parte da vida em São Paulo e se naturalizou italiano - competiu os Jogos Olímpicos de Barcelona, em 1992, pela Itália, onde atuou no Clube Salerno por 12 anos. "A marcha era uma prova muito discriminada quando competi na primeira edição da Copa Brasil. Que bom ver que isso mudou."

O pódio
Feminino
Viviane Santana Lyra - 4:37.05 (FECAM-PR)
Nair da Rosa - 4:54.09 (AABLU-SC)
Paula Raissa Paz da Silva - 5:13.13 (Sport Club do Recife-PE)
Masculino
Claudio Richardson dos Santos - 4:30.03 (AABB Currais Novos-RN)
Rudney Dias Nogueira - 4:55.46 (USIPA - MG)
As demais provas da Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética serão disputadas no dia 17 de março na cidade de Balneário Camboriú, em Santa Catarina.
A Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética 2019 integra o Programa de Apoio de Competições Nacionais da Caixa, a patrocinadora oficial do atletismo brasileiro. A realização foi da CBAt, com apoio da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista.

Marcha atlética vive a expectativa de mudanças nas distâncias e tecnológica

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética 50 Km será neste domingo em Bragança Paulista

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Nair da Rosa e Viviane Lyra se enfrentam em Bragança Paulista

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2019

Técnico do Atletismo completa 28 anos de dedicação ao esporte mourãoense

O O técnico da equipe Unimed Atletismo Campo Mourão, Paulo César Costa, completa nesta segunda-feira, 11, uma marca história para o esporte regional: 28 anos à frente do atletismo mourãoense.
Nestas quase três décadas, Paulinho, que chegou ao município em 11 de fevereiro de 1991, a convite do então secretário de esportes, Itamar Tagliari, fez um grande trabalho revelando talentos e os colocando em condições de disputar grandes resultados no Brasil e também em competições internacionais.
Além do trabalho com o garimpo e lapidação de atletas para o rendimento, o técnico mourãoense realiza um trabalho muito importante que é desenvolver entre as crianças e adolescentes o caráter e a disciplina em busca de uma vida melhor.
“Só tenho a agradecer a todos que confiaram e confiam neste trabalho”, disse Paulinho
Não foram poucos os atletas que passaram pelas mãos de Paulinho e conseguiram destaque e até mesmo uma importante mudança de vida. Ao falar sobre o trabalho de sua vida, Costa se emociona e agradece: “É uma vida dedicada ao esporte e ao atletismo. Só tenho a agradecer a todos que confiaram e confiam neste trabalho, aos patrocinadores, ao município, a Fundação de Esportes e a direção do Instituto de Atletismo de Campo Mourão.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2019

CBAt abre inscrições para a Copa Brasil Caixa de Marcha de 50 km

Competição será no dia 17 de fevereiro em Bragança Paulista

Bragança Paulista - Os principais marchadores do Brasil estarão em Bragança Paulista no dia 17 de fevereiro para a Copa Brasil Caixa de Marcha Atlética de 50 km de 2019. As inscrições já estão abertas e os clubes interessados já podem inscrever seus atletas através do Sistema de Extranet da CBAt. A data limite é o próximo dia 8 de fevereiro.
O evento é o segundo do calendário nacional de 2019 e terá as provas de 50 km, no masculino e no feminino. Em 2018 as disputas aconteceram em Sobradinho, no Distrito Federal. Nair da Rosa (AABLU) e José Alessandro Bagio (AABLU) venceram as provas mais longa do programa. As demais provas serão realizadas em março, em local a ser definido.

A Copa Brasil de Marcha Atlética 2019 integra o Programa de Apoio de Competições Nacionais da Caixa, a patrocinadora oficial do Atletismo brasileiro. A realização é da CBAt com apoio da Prefeitura Municipal de Bragança Paulista.

Equipe do Brasil definida para o Campeonato Sul-Americano de Cross Country

Seguidores