terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Terremoto dá susto, mas Seleção está pronta para o Sul-Americano de Cross Country

Competição será disputada neste sábado em Guayaquil, no Equador, e os brasileiros lutam por vagas no Mundial de Aarhaus, na Dinamarca, em março

Bragança Paulista - O Brasil participa com uma equipe de 20 atletas - 10 no masculino e 10 no feminino - da 33ª edição do Campeonato Sul-Americano de Cross Country, que será realizado neste sábado (23/2), a partir das 8 horas locais (10 horas de Brasília), no Parque de los Samanes, em Guayaquil, no Equador.
Antes da competição, porém, a delegação tomou um susto. Os atletas, treinadores, pessoal da área médica foram despertados às 5:20 da manhã desta sexta-feira (horário local) por um terremoto e tiveram de deixar os alojamentos do Centro Nacional de Treinamento de Duran às pressas. O terremoto teve magnitude 5.9 pontos na região de Guayaquil, a uma profundidade de cerca de 40 quilômetros, segundo o Instituto Geofísico do Equador. Pouco antes, a delegação já havia sentido tremores, resultado de outro sismo, mais forte, de 7.5 pontos, ocorrido em Macas, na região amazônica do país.
"Foi um grande susto. No primeiro nem todo o mundo acordou. No segundo, retiramos todo mundo para fora do alojamento como medida de segurança", contou Rodrigo Dario, delegado da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) na competição.
Apesar do problema, a organização garante estar tudo pronto para a competição, que reunirá mais de uma centena de participantes, representando a Argentina, Bolívia, Colômbia, Chile, Equador, Peru, Uruguai, além de Brasil e possivelmente de uma equipe da Venezuela, que encontra dificuldades para chegar à sede da competição.
Estão previstas provas masculinas e femininas nas categorias adultas, Sub-20 e Sub-18, todas seletivas para o Campeonato Mundial de Aarhus, a ser disputado no dia 30 de março na Dinamarca.
Os brasileiros fizeram na manhã desta sexta-feira (22/2) o reconhecimento do percurso, um circuito de 2 km, em terreno de terra e grama, com obstáculos naturais, como troncos de árvores, poças dágua e lama. "O que chamou a atenção é que o percurso tem muitas curvas", comentou Rodrigo.
Pelo programa original, antes do Congresso Técnico, a competição será aberta com às 10 horas de Brasília, com os 6 km feminino Sub-20 e masculino Sub-18. As provas de 10 km adulto das duas categorias terão largadas às 10:40, prosseguindo às 11:40 com os 8 km masculino Sub-20 e às 12:30 com os 4 km feminino Sub-18. Está prevista ainda a disputa de um revezamento misto de 8 km, a partir das 13 horas, sempre no horário de Brasília.
A Confederação Sul-Americana de Atletismo (Consudatle) destacou nesta sexta-feira a realização do evento e citou o mineiro Gilberto Silvestre Lopes como uma das grandes atrações da competição na categoria adulta. Ele é hexacampeão da Copa Brasil Caixa da especialidade. "Conheci o circuito e é difícil. O objetivo é fazer o melhor possível", resumiu o corredor de 29 anos, nascido em São Miguel das Antas e treinado por Henrique Viana. 
Gilberto ganhou o Sul-Americano de 2012, em Lima, e foi vice-campeão no Pan-Americano de Cross de 2015, em Barranquilla (COL), e de 2016, em Vargas (VEN). Foi campeão juvenil sub-20 em Assunção, no Paraguai, em 2008. No Sul-Americano, foi vice em 2010 em Guayaquil.
Os representantes brasileiros:
Masculino
Adulto - 10 km
Gilberto Silvestre Lopes (Pé de Vento/Petrópolis-RJ)
Johnatas de Oliveira Cruz (Guarulhos-SP)
Andre Ramos de Souza (Barra do Garças-MT)
Nicolas Antonio Gonçalves (Orcampi Unimed-SP)
Sub-20 - 8 km
Vitor de Oliveira da Silva (FECAM-PR)
Mario Henrique Alves Brito (Barra do Garças-MT)
Leonardo Ferreira do Nascimento (Orcampi Unimed-SP)
Yago de Souza Werneck (Vasco da Gama-RJ)
Sub-18 - 6 km
Douglas de Oliveira Henrique (Vasco da Gama-RJ)
Tiago Emídio Fernandes (AAC-SC)
Feminino
Adulto - 10 km
Amanda Aparecida de Oliveira (UFJF-MG)
Graziele Zarri (FECAM-PR)
Simone Ponte Ferraz (Corville-SC)
Jessica Suzan Rodrigues (Máster de Atletismo-MS)
Sub-20 - 6 km
Jeovana Fernanda Leopoldina dos Santos (ABDA-SP)
Leticia de Almeida Belo (Orcampi Unimed-SP)
Bianca Vitoria Esquerdo dos Santos (FAE Osasco-SP)
Maria Lucineida Moreira (Projeto Atletismo Campeão-PE)
Sub-18 - 4 km
Gabriela de Freitas Tardivo (IPEC-PR)
Francielly da Silva Marcondes (Barra do Garças-MT)
A equipe brasileira viaja com recursos do Programa de Apoio às Seleções Brasileiras da Caixa, a patrocinadora oficial do Atletismo Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores