sexta-feira, 25 de julho de 2014

Vai ser dada a largada! - Jogos Escolares do Paraná

A cidade de Foz do Iguaçu respira o clima de esporte escolar. A partir desta sexta-feira (25.07) até o dia 02 de agosto a Terra das Cataratas recebe a fase final dos Jogos Escolares do Paraná - 15 a 17 anos. O evento considerado o maior da América Latina chega à sua 61ª edição colhendo cada vez resultados positivos.
Em 2014, os Jogos Escolares do Paraná já tiveram a realização das fases municipais, de responsabilidade de cada Prefeitura. Os 32 núcleos de educação organizaram as fases regionais das modalidades coletivas, e os campeões de quatro núcleos se enfrentaram na fase macrorregional, de onde apenas dois garantiram vaga na fase final. Até a fase macrorregional, as disputas aconteciam simultaneamente, na categoria B (12 a 14 anos) e na categoria A (15 a 17 anos). Para a fase final, duas cidades, duas datas e duas festas para o esporte escolar. A primeira aconteceu no final de junho em Cianorte, e reuniu mais de 4.000 atletas.
Em Foz do Iguaçu, onde apenas os atletas da categoria A disputam a fase final, serão 4.424 atletas, mais de 1.100 professores/técnicos, aliados aos 230 árbitros e outras 60 pessoas da organização direta da competição, fazem parte dos 5.700 participantes do evento. Esse número é ainda maior, levando em consideração a participação dos motoristas, chefes de delegações, coordenadores dos núcleos de educação, staff de apoio do município, equipe de hospedagem, alimentação, estrutura. A estimativa é que 7.000 pessoas estarão diretamente ligadas na competição durante os oito dias.
O que faz os Jogos Escolares do Paraná o maior laboratório de atletas são seus números. Em Foz do Iguaçu, serão 545 escolas públicas e privadas no ensino regular e outras 128 do ensino especial, representando mais da metade dos municípios do Paraná. No total, 216 municípios dos 32 núcleos regionais estarão disputando as modalidades, suas medalhas e troféus e seus recordes.
Das escolas participantes, 10 são federais, apenas uma municipal, 132 particular e 401 estaduais no ensino regular. No ensino especial, 07 são municipais, 08 particulares e 113 são mantidas pelo Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores