terça-feira, 6 de janeiro de 2015

CBAt contrata consultor para provas com barreiras

São Paulo - A Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) confirmou a contratação do cubano Santiago Antúnez Contreras, para a função de consultor de provas com barreiras. Em 2010, ele recebeu o prêmio "Técnico do Ano" da IAAF (Associação Internacional das Federações de Atletismo). 
"Santiago Antúnez é um dos maiores especialistas do mundo em provas com barreiras", explica Antonio Carlos Gomes, superintendente de Alto Rendimento da CBAt. "No Brasil ele atuará como consultor de treinadores", prossegue Antonio Carlos. 
Esta é a segunda vez que Santiago vem trabalhar no País, já que de 1996 a ele foi o coordenador técnico do Centro de Alto Nível (CETAN), instalado na Vila Olímpica de Manaus e desativado em 2002. 
"Vários treinadores tinham bons barreiristas aqui no Brasil e levaram os atletas a finais olímpicas e em Campeonatos Mundiais", lembra Santiago, em referência a Márcio Simão, treinado por Nélio Moura e quinto colocado no Mundial de Paris-2003, e Matheus Inocêncio, por Marcelo Lima e sétimo na Olimpíada de Atenas-2004.
 O primeiro atleta de Santiago e obter uma conquista internacional importante foi Emilio Valle, campeão dos 110 m com barreiras no Mundial de Juvenis em Atenas-1986. Dois outros atletas de Santiago foram campeões olímpicos da prova: Anier Garcia, em Sydney-2000, e Dayron Robles, em Pequim-2008. 
Anier foi, também, vice-campeão mundial em Sevilha-1999 e Edmonton-2001. E Robles foi campeão mundial indoor em Doha-2010. Robles tem como melhor marca 12.87 e Anier, 13.00. 
Outros atletas de Santiago foram Orlando Ortega, finalista em Londres-2012 e que já marcou 13.01, e Yordan O'Parrill, campeão mundial de juvenis em Barcelona-2012. Santiago, de 67 anos, já está no Brasil e trabalhará com seu filho e assistente Kelvys Antúnez Alvárez. -
CBAT - Confederação Brasileira de Atletismo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores