domingo, 12 de abril de 2015

Família Deitos: quase seis décadas dedicadas à hotelaria

O Paraná Palace Hotel é referência em Campo Mourão e está patrocinando o atletismo a 10 anos . Para nós da modalidade é um grande orgulho que uma empresa com tradição e história que tem na cidade de Campo Mourão .

No longínquo ano de 1955, oriundos de Jaborá (Santa Catarina), chegava a então inóspita Campo Mourão o casal Sabino – Norma Peres Deitos (in memoriam), acompanhado de nove filhos. Buscavam um futuro melhor e o patriarca da família trabalhou inicialmente como pintor em Campo Mourão. Porém, dois anos depois comprou o Hotel e Restaurante Paraná, que – em 1975 – ganhou novo prédio e transformou-se no Paraná Palace Hotel.


Hoje é o maior estabelecimento hoteleiro da cidade, com 74 apartamentos (todos dotados de frigobar, tv a cabo, telefone, ar Split, cama box) e Wi-Fi em todas as dependências. Também possui piscina, sauna, churrasqueira, fitness, quatro salões de dimensões variadas para reuniões e eventos, garagem e restaurante. São cerca de 2.800 metros quadrados de área edificada.

As atuais instalações – no centro da cidade – foram edificadas na área em que funcionava o antigo Hotel e Restaurante Paraná, que era todo de madeira e tinha apenas 12 quartos e banheiros coletivos quando foi comprado pela família do pioneiro Apolinário Gorski, em 1957. Ou seja, em meados do século passado. Três anos depois da compra, o casal Sabino e Norma Deitos triplicou a capacidade do hotel com a construção de 24 quartos, numa demonstração do empreendedorismo que marca a família e de confiança no futuro de Campo Mourão.

Nos primeiros anos na cidade, o casal fazia doces e salgados para ajudar na renda familiar e oferecer uma vida melhor aos filhos: Artêmio, Nelson, Ruth, Érico, Anita, Eloito, Honório, Darcy e Beatriz. Aqui foi adotado mais um membro na família. Em terras catarinenses, antes de migrar para Campo Mourão, Sabino Deitos trabalhou com o irmão no ramo de sapataria e selaria. Mais tarde passou a receber os ônibus que passavam por Jaborá, que não possuía rodoviária.

Sabino Deitos permaneceu à frente do Hotel e Restaurante Paraná por 18 anos, até 1975. Afastou-se devido a problemas de saúde e o empreendimento foi assumido por Darcy Deitos, na qualidade de sócio. Ele passou a se dividir entre o comando do hotel, a contabilidade e a política.

Arrojo
Tal qual aos pais, Darcy Deitos sempre foi arrojado e acreditou no desenvolvimento de Campo Mourão e do Vale do Piquirivaí. Aliás, um traço marcante da família. O novo prédio, inaugurado com 25 apartamentos, ganhou mais 24 apartamentos em 1987, outros 12 apartamentos em 1994 e 14 apartamentos em 2010. Atualmente, o hotel tem 40 funcionários diretos.

A gerente geral do Paraná Palace Hotel, Beatriz Maria Deitos, faz questão de destacar a atuação do irmão Darcy Deitos (in memoriam) à frente do empreendimento: “foi uma participação de suma importância. O hotel é o que é hoje graças a sua visão empreendedora e seu legado de trabalho, dedicação e por sempre acreditar no potencial desta terra”, acentua.

O empreendimento pertence atualmente aos filhos de Sabino e Norma Deitos e aos netos. “Fomos criados com muito amor, respeito e união. Descendemos de italianos e não nos esquecemos de nossas raízes, de onde viemos”, enfatiza Beatriz Deitos.

Em breve, no hall do segundo pavimento do hotel, será inaugurada uma galeria com fotos relacionadas a atuação de Darcy Deitos, sobretudo na política. Ele foi deputado estadual e federal, além de ocupar vários cargos no Governo do Estado. O acervo da galeria incluirá ainda honrarias recebidas e outros documentos.

A Varanda
Comandado por Ruth Deitos, o Restaurante A Varanda surgiu em 1987. Inicialmente funcionou em uma residência nas imediações da Unidade Polo de Ensino. Posteriormente passou a funcionar na esquina da avenida José Custódio de Oliveira com a rua Francisco Albuquerque, a cerca de 50 metros do Paraná Palace Hotel. No local atendeu a clientela por 21 anos.

Desde maio de 2011, o Restaurante A Varanda está instalado no prédio do hotel, atendendo os hóspedes e também a comunidade. Ruth Deitos é referência em gastronomia de elevada qualidade em Campo Mourão e o seu restaurante desponta pela excelência no atendimento, cardápio variado e o padrão de alto nível da sua culinária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores