segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Atletismo leva jovem das ruas para o pódio

O atletismo dos 58º Jogos Abertos do Paraná (JAPs) chegou ao fim neste domingo, 22, após reunir 300 atletas de todo estado e muitas histórias de jovens promessas e de nomes já consagrados na modalidade. 

.
Mikael de Jesus (camisa 12) durante a prova de revezamento

Com apenas 18 anos, o jovem Mikael de Jesus, de Campo Mourão é uma das promessas da nova geração do atletismo brasileiro. O mourãoense é um exemplo de superação e já se tornou referência para os irmãos e para as crianças da cidade.

Mikael começou na brilhar nas pistas aos 13 anos. Foi descoberto pelo professor Paulo Sérgio da Costa em um circuito de rua feito na cidade, e hoje é campeão sul-americano dos 400 metros com barreiras e destaque nos JAPs. Mikael encerrou a sua participação na fase final da competição que acontece em Francisco Beltrão até dia 29 de novembro, com duas medalhas de prata e uma de ouro. 

Os resultados reforçam ainda mais a condição de referência de Mikael, que não só comemora os resultados, mas também as mudanças que eles estão trazendo para sua vida. Atleta do programa Talento Olímpico do Paraná (TOP), Mikael é a base do sustento da família hoje. "O programa é muito bom porque antes eu não recebia uma quantia merecida pelo que eu treinava e acho que é bem justo. Mora eu e minha mãe e, praticamente, eu sustento a casa. É um dinheiro bem-vindo. Tem mudado bastante minha vida", conta empolgado o jovem atleta.

A evolução de Mikael na vida pessoal tem sido acompanhada de perto pelo treinador Paulo Sérgio, que também destaca a importância do TOP. "No caso do Mikael, o TOP é a oportunidade de continuar no atletismo, de dar uma condição melhor de vida para a família. É uma transformação geral. O TOP vem somar tudo que o atleta sonha ter na vida", afirma Paulo Sérgio.

Mas o atletismo dos JAPs não traz apenas histórias de jovens revelações. Praticantes do atletismo da velha guarda paranaense continuam brilhando nas pistas. Um destes casos é Wanessa Zavolksi, de Ponta Grossa. A atleta perdeu as contas de quantas medalhas já conquistou em Jogos Abertos. Além da paixão pela competição, Wanessa faz questão de exaltar as conquistas que o esporte lhe proporcionou. Outro exemplo de atleta do TOP, a ponta-grossense quer ver outros colegas beneficiados pelo programa. "O TOP é um projeto excelente que deve ser mantido e ampliado para que outros atletas tenham a oportunidade, como eu, de continuar no esporte. Paguei meus estudos com bolsas e isso foi fundamental para eu estar treinando até hoje", diz Wanessa.

Também integrante da velha guarda do atletismo, Elizete Gomes da Silva, de Cambé, é uma das mais velhas participantes do atletismo nos 58º JAPs. Com 44 anos, ela segue firma nas pistas e nesta edição disputou 11 provas e sente orgulho do feito. "O esporte é o caminho, através dele eu consegui meus estudos, minha profissão. Já sou avó de uma menina de 6 anos e ainda estou nas pistas para continuar levando o exemplo para meus atletas", conta animada a atleta que foi sexto lugar no heptatlo dos Jogos Pan-Americanos no Rio de Janeiro em 2007.

A fase final dos 58º Jogos Abertos do Paraná (JAPs), divisão A, é realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria do Esporte e do Turismo (SEET), da Prefeitura Municipal de Francisco Beltrão com o apoio dos Escritórios Regionais, e a parceria da Copel Telecom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores