sexta-feira, 1 de maio de 2015

Camping traz informações importantes para atletas e técnicos em Campo Mourão

Está sendo realizado desde a manhã da última segunda-feira, 27, na Pista de Atletismo do Estádio Roberto Brzezinski, em Campo Mourão, um importante evento para a formação e fortalecimento no atletismo, modalidade esportiva que tem levado a cidade a resultados expressivos nos últimos anos. Quem está na cidade, proferindo um Camping Nacional de Treinamentos de Provas com Barreiras no Atletismo, é o cubano Santiago Antunes, que é consultor da especialidade na Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt). Ele está no Brasil há cinco meses e ficará no país até o final dos Jogos Olímpicos do próximo ano (2016), que será realizado em território brasileiro.

A presença de Santiago em Campo Mourão atraiu aproximadamente 30 atletas, além de técnicos e especialistas, vindos desta cidade, de Foz do Iguaçu, Curitiba e Sorriso (Mato Grosso). Com 65 anos, o cubano foi eleito técnico do ano em 2010, pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF), e orientou campeões olímpicos, como Anier Garcia (ouro em Sidney – 2000) e Dayron Robles, em Pequim 2008. Considerada autoridade mundial nesta especialidade, o técnico elogiou o bom trabalho realizado pela modalidade no município.
“Tudo tem sido muito bem realizado, especificamente nestes treinamentos que estamos realizado, todos tem se dedicado ao máximo, com o objetivo de aprender cada vez mais e se especializar. Acredito que para o Brasil, este crescimento e evolução destes atletas é a certeza de um futuro promissor para o atletismo”, destacou Santiago, que considerou propícias as condições de treinamento e de fundamental importância a metodologia de treinamentos aplicada.
Quem veio de fora para participar do camping, também emite opiniões positivas. É o caso de Elmar Paulo Kloch Junior, que veio com a equipe de atletismo de Curitiba, que valorizou a iniciativa desta realização. “Tínhamos que ter um profissional como ele (Santiago), constantemente, pois é uma pessoa que traz em sua bagagem um trabalho com atletas que já conquistaram medalhas olímpicas, campeões mundiais, enfim, mínimos detalhes foram detectados, corrigidos, e aprendemos muito com ele”, ressalta o professor.
O trabalho junto com os atletas, desde a orientação nos alongamentos, nos preparativos iniciais, até a atividade na prática, no caso, os saltos com barreiras, tem chamado a atenção. Inclusive em atletas considerados um pouco mais experientes e com uma já vasta gama de conquistas em competições de diversos níveis. É o caso de Juliane Heinrichs, atleta de Curitiba, que atualmente defende a equipe de Campo Mourão. O aprendizado de novas questões e uma melhor identificação técnica de diversas questões é apontado como fator positivo pela atleta.
“Santiago está passando informações muito importante, novas técnicas, novas dinâmicas de trabalho com a modalidade, que eu não só como atleta, mas também como professora estou assimilando, como forma de trabalhar de forma mais aperfeiçoada o atletismo. É uma nova visão que estamos tendo da modalidade, em especial as provas com barreiras”, disse a atleta que atualmente está com 24 anos. Depois de Campo Mourão, Santiago Antunes já esteve em  Lavras (Minas Gerais) e depois irá ao  Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores