quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

Paulinho: 25 anos garimpando talentos no atletismo mourãoense

Amanhã, quinta-feira, dia 11 de fevereiro, vão completar exatamente 25 anos que o técnico Paulo Cesar da Costa, o Paulinho, da equipe de atletismo de Campo Mourão, chegou na cidade para fazer história. O maringaense, filho de Dival Czelusniak da Costa e Vilma Santana da Costa, está nesta cidade desde 1991, a convite de Itamar Tagliari, Secretário do Esporte do Município naquela época. Ele nasceu no dia 17 de novembro de 1968, em Maringá.
Casado com Mariza de Moraes Lopes, pai de Ana Carolina e João Pedro, Paulinho hoje é um dos nomes mais importantes no atletismo paranaense e nacional, também com renome internacional. Com o positivo rótulo de “garimpeiro”, já que sempre está em busca de novos atletas para a modalidade, descobrindo, lapidando e transformando singelos iniciantes em grandes potências no esporte, ele tem na Pista de Atletismo do Complexo Esportivo Roberto Brzezinski a sua segunda casa.
“Dos meus 14 anos até os 23, a convite de um professor de educação física, o João Borges, me destaquei numa competição colegial realizada em Londrina. Fui competir nos Jogos Colegiais do Paraná (Fase Final), em Ponta Grossa, fui convocado para a Seleção Paranaense, daí me apaixonei pela modalidade”, afirma. Depois, muitos momentos se passaram, até sua chegada a Campo Mourão, onde vem revolucionando a modalidade atletismo nos últimos anos, levando a cidade durante vários anos, seguidos, ao topo dos pódios e a conquista de medalhas e troféus em todas as magnitudes, além, evidentemente, do reconhecimento internacional que seus atletas tem obtido.

Conquistas
Em sua trajetória no comando do atletismo local, Paulinho conquistou mais de 30 títulos paranaenses, esteve mais de 20 vezes na seleção brasileiras e pelo menos outras 50 no comando da seleção paranaense, nas mais diversas categorias. Foram nove títulos gerais nos Jogos da Juventude do Paraná e outras quatro conquistas gerais nos Jogos Abertos do Paraná. “Posso me considerar um dos técnicos mais vitoriosos dos Jogos da Juventude, pois estive 20 vezes no pódio da competição”, declara Paulinho.
Descobridor
Já há alguns anos, com o apoio do empresário Horley Casali (in memorian) e Tuta Casali, junto com o Município de Campo Mourão, Núcleo Regional de Educação e diversos estabelecimentos escolares da região, em conjunto com diversos outros apoiadores, Paulinho tem realizado o Circuito de Corrida de Rua, hoje denominado Horley Casali, face ao apoio recebido do então empresário no início deste evento, que hoje já é tradicional na região, pelo número sem fim de atletas descobertos.
“Neste evento, que realizamos anualmente, a aparição de talentos tem sido farta, estamos sempre descobrindo novos atletas nas instituições, já que o atletismo é uma modalidade bem aberta, que oportuniza bastante oportunidade para que está iniciando no esporte, oferecendo diversas provas e categorias, onde todos podem se especializar”, afirma.
Pode se dizer que Paulinho não para, pois está sempre na ativa, buscando, além de atletas, os patrocinadores, os parceiros, os apoiadores e tudo aquilo que possa ser benéfico ao atletismo, num geral. “Ao passar do tempo, tenho obtido vários parceiros importantes, além do próprio Município de Campo Mourão, por meio da Fundação de Esportes (Fecam). Algumas instituições de importância, como a Unimed e a Caixa, e nada mais nada menos que o medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima, fazem parte desta estrutura. Confiando no trabalho realizado, há pouco tempo, algumas pessoas ligadas ao esporte se integraram ao Instituto do Atletismo, em nossa cidade, nos ajudando principalmente na captação de recursos que possam levar a modalidade adiante”, comemora.
Assim vive um homem, uma história, um valor no nosso esporte, já há 25 anos, sem cessar, sem desanimar, sem desistir, abraçando todos aqueles que tem interesse em despontar no esporte, e na modalidade atletismo, de uma maneira geral. E a vida é assim, na pista, na areia, no pó, no ônibus, no avião, no frio, na chuva, no vento, no calor, pois enquanto existir disposição e amor ao atletismo por parte do “Professor Paulinho”, em Campo Mourão, esta modalidade só ganhará novos capítulos, e muitas, mas muitas medalhas.
Fecam 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores