sábado, 30 de abril de 2016

Ministro Leyser representa Brasil em cerimônia na sede da ONU em Genebra


29|04|2016 - 12:34 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt
São Paulo - O ministro do Esporte Ricardo Leyser representou o Brasil em cerimônia na sede das Nações Unidas em Genebra (Suíça), por ocasião do "Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e a Paz". As comemorações pelo evento aconteceram paralelamente à chegada, no local, da Tocha Olímpica.

"Em nome da presidenta Dilma Rousseff, tenho a honra de participar deste importante evento", disse Leyser em seu discurso, na presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, do presidente do Comité Olímpico Internacional, Thomas Bach, do presidente da Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman.

"Estamos convencidos de que o esporte, o desenvolvimento e a paz são complementares e se reforçam mutuamente", prosseguiu o ministro. "A chama olímpica representa os valores do esporte, tal como concebido na Grécia antiga que viu os Jogos como meio de promover a paz, superar obstáculos e promover o fair play. O mesmo espírito inspirado na Declaração Universal dos Direitos Humanos e da Carta de São Francisco", afirmou Leyser.

Leyser lembrou que o Brasil é o primeiro país da América do Sul a organizar os Jogos Olímpicos e os Jogos Paraolímpicos (em agosto próximo). Ele disse que nosso País representa uma região rica em cultura, turismo, gastronomia, arquitetura, biodiversidade, tecnologia e esporte. "E um povo que luta pela sua dignidade, soberania, justiça e desenvolvimento", continuou.

"Os brasileiros - que estão acostumados a receber imigrantes - gentilmente vão acolher a equipe de atletas Refugiados Olímpicos, que o Comitê Olímpico Internacional trará para os Jogos Rio 2016. Pela primeira vez na história do esporte, refugiados serão um símbolo da esperança e o poder do esporte para superar as diferenças e promover a inclusão", disse Leyser.

O ministro disse que os Jogos do Rio 2016 "são o resultado de mais de uma década de investimentos em infraestrutura física e social, políticas públicas inclusivas e iniciativas sustentáveis. Assim como os Jogos Pan-Americanos, em 2007, os Jogos Mundiais Militares, em 2011, a Copa das Confederações da FIFA, em 2013, e a Copa do Mundo da FIFA, em 2014. No ano passado, o Brasil teve o privilégio de organizar os primeiros Jogos Mundiais Indígenas".

"Em nossa preparação para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, nós também tomamos todas as medidas necessárias para proteger os direitos humanos e promover a inclusão social. Juntamente com as autoridades locais e estaduais, o Governo Federal adotou medidas específicas para defender os direitos das crianças, promover a acessibilidade, garantir padrões de trabalho e melhorar a mobilidade humana", lembrou o ministro do Esporte.
Fonte: CBAt

"Os Jogos Rio 2016 serão inesquecíveis. O Rio de Janeiro e o Brasil estão prontos para receber o mundo de braços abertos", finalizou Ricardo Leyser.

Além de Ricardo Leyser, Ban Ki-Moon, Thomas Bach e Carlos Arthur Nuzman, estiveram presentes também o príncipe Albert, de Mônaco, membro do COI e da IAAF o diretor geral da ONU em Genebra, Michael Moeller o responsável pelo projeto "Esporte para Desenvolvimento e Paz", Wilfried Lemke e a representante permanente do Brasil na ONU em Genebra, Regina Dunlop.

Depois da solenidade, a Tocha Olímpica segue agora para o Museu Olímpico em Lausane, também na Suíça, antes de vir para o Brasil, e será recebida pela presidenta Dilma Rousseff no próximo dia 3 de maio, em Brasília.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores