sexta-feira, 12 de agosto de 2016

Caio Bonfim obtém o 4º lugar, na melhor classificação de um brasileiro na história olímpica da marcha

12|08|2016 - 16:14 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt/Jogos Olímpicos do Rio 2016
Rio de Janeiro - O brasiliense Caio Bonfim protagonizou na tarde desta sexta-feira (dia 12) a maior performance internacional de um brasileiro na marcha. Isto porque, na disputa dos 20 km da Olimpíada do Rio 2016, ele não apenas alcançou o quarto lugar, como ainda bateu o recorde brasileiro que vigorava há 21 anos.
Fonte: CBAt

Caio marcou 1:19:42 e ficou a cinco segundos do australiano Dane Bird-Smith, ganhador da medalha de bronze, com 1:19:37. Na prova, houve dobradinha chinesa: Zheng Wang foi o campeão, com 1:19:14, e Zelin Cae ganhou a medalha de prata, com 1:19:26.

A marca de Caio Bonfim supera em 19 segundos o recorde nacional anterior, que era 1:19:56 e fora estabelecido pelo catarinense Sergio Galdino em 14 de maio de 1995, em Eisenhutenstadt, na Alemanha. Em 2015, Caio já havia sido o sexto colocado no Mundial de Pequim e ganhou a medalha de bronze no PAN de Toronto.

"Estou feliz com a minha performance e com a marca", disse Caio, depois da prova, realizada na praia do Pontal, no Recreio dos Bandeirantes. "Bati um recorde brasileiro que tinha quase a minha idade (Caio tem 24 anos) e consegui a quarta posição. Quero agradecer minha família, meu pai (João Sena), que também é meu técnico, e minha mãe (Gianetti Bonfim), tantas vezes campeã brasileira, mas que nunca tinha disputado uma Olimpíada", falou. "Agora vou continuar trabalhando, acho que tenho condições de competir por mais um ciclo olímpico", afirmou.

Até então, a melhor classificação brasileira havia sido o 13º lugar de José Alessandro Bernardo Bagio, em Pequim 2008. Desta vez, Bagio estava na prova, mas não completou o percurso. O outro brasileiro, Moacir Zimmermann, terminou em 63º lugar, com 1:33:58.

O presidente da CBAt, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho, achou o resultado muito bom. "Sabíamos que a prova seria dificílima, com vários atletas brigando pelos primeiros lugares. E o Caio competiu muito bem e mostrou que está entre os melhores do mundo", disse Toninho Fernandes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores