terça-feira, 30 de agosto de 2016

Dois atletas do TOP 2016 participaram de programa do COB projetando Tóquio 2020

publicado em: 29/08/2016 - 18:19h

20 promessas esportivas para as próximas Olimpíadas fizeram parte do projeto Vivência Olímpica, entre eles o mourãoense Mikael de Jesus, atual recordista sul-americano dos 400 metros com barreiras

Dois bolsistas do Talento Olímpico do Paraná - TOP 2016 fizeram parte do projeto "Vivência Olímpica", realizado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que levou 20 jovens promessas esportivas para a Olimpíada. A intenção foi possibilitar a eles frequentar a Vila dos Atletas, participar de treinamentos, palestras e sentir o clima da cidade, a fim de dar experiência e começar a prepará-los para Tóquio 2020. Os selecionados do estado foram o corredor dos 400m com barreiras, Mikael Antônio de Jesus, e a ginasta Thaís Fidélis dos Santos.

Mikael, de 19 anos, o penúltimo em pé da esquerda para a direita na foto, foi quarto colocado nos 400m com barreiras no último Campeonato Mundial SUB 20, realizado na Polônia. Bolsista do Talento Olímpico desde 2013, ele é o atual recordista sul-americano da categoria na prova, com 49s62. Mikael treina em Campo Mourão e foi um dos indicados do Governo do Paraná para conduzir a Tocha Olímpica no estado. 

Thaís Fidélis treina em Curitiba e é atleta TOP 2016 nas duas últimas edições do programa. Nos Jogos Mundiais Escolares - Gymnasíade 2016 - ela foi campeã por equipes, 2ª colocada no individual geral e primeira na trave e no solo. Sua participação nesta que é considerada a olimpíada escolar mundial foi possível após os resultados obtidos na Seletiva Nacional, em Belo horizonte, onde foi campeã por equipes e 2ª no individual geral. 

“A participação de dois atletas do TOP no 'Vivência Olímpica' confirma a importância deles nos cenários do esporte estadual, nacional e mundial. Ao estarem neste projeto, nossos esportistas têm a oportunidade de passar pela primeira experiência olímpica. É um dos primeiros passos para a preparação aos jogos de Tóquio”, comentou o secretário do Esporte e do Turismo, deputado Douglas Fabrício.

Vivência Olímpica
Esta foi a segunda edição do projeto do COB, realizado pela primeira vez há quatro anos, na Olimpíada de Londres, visando a participação dos brasileiros no Rio de Janeiro. E o sucesso foi absoluto. Dos 16 selecionados à época, oito conseguiram vaga para a Rio 2016 e, desses, quatro foram responsáveis por seis das medalhas brasileiras - mais de 30% das conquistas do país na Cidade Maravilhosa. 

Entre os selecionados que estiveram com o projeto em 2012, estão nomes como Isaquias Queiroz, vencedor de três medalhas no Rio - duas pratas e um bronze -, se tornando o brasileiro com mais pódios em uma só edição. As jovens promessas de Londres também garantiram dois ouros para o Brasil: Martine Grael venceu na vela (ao lado de Kahena Kunze) e Thiago Braz surpreendeu o mundo ao subir no lugar mais alto do pódio no salto com vara - e com direito à quebra de recorde olímpico. Para fechar a conta das medalhas ganhas por integrantes do Vivência Olímpica, Felipe Wu levou a prata no tiro esportivo - pistola de ar 10m. 

Veja os atletas da Vivência Olímpica em 2016:

Mikael de Jesus (atletismo - TOP 2016), Thaís Fidélis dos Santos (ginástica artística - TOP 2016), Beatriz Iasmin Soares Ferreira (boxe), Emily Rosa Figueiredo (levantamento de peso), Joílson de Brito Ramos Júnior (luta greco-romana), Maria Paula Mangabeira Heitmann (natação), Marcelo da Silva Costa Filho (tiro com arco), Gabriel Bastos Pereira (vela), Andrea Santos de Oliveira (canoagem velocidade), Anderson Ezequiel de Souza Filho (ciclismo BMX), Gabriela Paczko Bozko Cecchini (esgrima), Ângelo Dias de Assumpção (ginástica artística), Nathália Castelan Brigida e Rafael Godoy de Macedo (judô), Felipe Ribeiro de Souza (natação), Edival Marques Quirino Pontes (taekwondo), Paulo André de Oliveira (atletismo), Manoel Messias dos Santos Júnior (triatlo) e Eduarda Santos Lisboa e Ana Patrícia Silva Ramos (vôlei de praia). 

O Talento Olímpico do Paraná -TOP 2016 é um programa criado em 2011 pelo Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo. Tem o patrocínio da Copel e atente 1.600 bolsistas em todas modalidades olímpicas e paralímpicas, da formação ao alto rendimento. É o maior programa estadual de incentivo ao esporte do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores