Nova geração do esporte nacional compete em 20 modalidades de 20 a 29 de setembro
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) enviará 100 atletas para representar o país na primeira edição dos Jogos Sul-americanos da Juventude, evento que acontece de 20 a 29 de setembro de 2013, em Lima, Peru. A nova geração do esporte brasileiro competirá nas 22 modalidades da competição que reunirá atletas com idade até 18 anos de 14 países do continente. O chefe de missão da delegação brasileira em Lima será o ex-judoca olímpico e atual gerente de Performance Esportiva do COB, Sebástian Pereira (foto).
“Os Jogos Sul-americanos da Juventude são uma oportunidade excelente para que os nossos jovens atletas ganhem experiência internacional e tenham vivência em eventos multiesportivos. O evento será um estímulo para que eles se preparem para os Jogos Olímpicos da Juventude, em Nanjing, e possam vislumbrar a participação em competições maiores, como os Jogos Olímpicos de 2016, 2020 e assim por diante. Em Lima, o COB proporcionará a melhor estrutura para que eles tenham bom desempenho e continuem estimulados a continuar na carreira de atletas”, comentou Sebástian Pereira.
Entre os destaques da delegação brasileira estão a ginasta Rebeca Andrade, de 13 anos, bicampeã do Troféu Brasil 2012 e 2013 e do pan-americano juvenil de 2012, o boxeador Estivan Falcão, irmão dos medalhistas olímpicos Esquiva e Yamaguchi, e Gabriela Cecchini, bronze no Mundial de Esgrima da Croácia, este ano. Além disso, 49% dos atletas da delegação em Lima é oriunda dos Jogos Escolares da Juventude, competição organizada pelo COB desde 2005 e que vem se transformando num grande celeiro de talentos para o esporte nacional.
Nesta primeira edição do evento os atletas disputarão medalhas nas seguintes modalidades: atletismo, badminton, boxe, canoagem, ciclismo BMX, ciclismo MTB, ciclismo estrada, esgrima, ginástica artística, judô, levantamento de peso, luta livre, luta greco-romana, natação, remo, saltos ornamentais, taekwondo, tênis, tênis de mesa, triatlo, vela e vôlei de praia.
Além do Brasil e do Peru, os países participantes são Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Argentina, Panamá, Paraguai, Venezuela, Uruguai, Aruba, Guiana e Suriname.
Além da competição esportiva, os Jogos Sul-americanos da Juventude terá ainda uma extensa programação educativa e cultura, que tem como objetivo difundir os valores olímpicos e estimular a união entre os atletas de diferentes países.
A criação dos Jogos Sul-americanos da Juventude faz parte do planejamento estratégico da Organização Desportiva Sul-americana (Odesur) para o desenvolvimento esportivo da região. A iniciativa está alinhada aos Jogos Olímpicos da Juventude, seguindo o mesmo programa esportivo, faixa etária, e filosofia de fortalecimento do esporte com o estímulo à cultura e à promoção da ética e da educação dos jovens. A próxima edição dos Jogos Olímpicos da Juventude acontecem em 2014 em Nanjing, na China. O sul-americano não é classificatório para os Jogos Olímpicos, mas serve como preparação.
Crédito: Pedro Arruda/COB
Nenhum comentário:
Postar um comentário