segunda-feira, 21 de março de 2016

Zerado, Brasil tem pior Mundial Indoor desde 2001; CBAt foca no evento-teste

Confederação tenta ver pontos positivos diante das marcas ruins dos brasileiros,
A eliminação de Fábio dos Santos nos 60m com barreiras encerrou neste domingo a participação brasileira no Mundial de Portland. Zerado no quadro de medalhas pela primeira vez desde 2001, o país viu as suas maiores esperanças para os Jogos do Rio ficarem bem aquém até mesmo das melhores marcas no ano. Sem pôr muito peso na competição, a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) prefere focar na preparação da temporada em pista descoberta e aguarda o Ibero-Americano, que servirá como evento-teste do atletismo, para avaliar melhor os atletas.
Treinador-chefe da delegação em Portland, Carlos Alberto Cavalheiro listou para o GloboEsporte.com cinco diferentes níveis de performance que os atletas brasileiros poderiam ter alcançado no Mundial Indoor: 1) repetir a marca que os classificou para a competição, 2) alcançar a melhor marca da temporada, 3) atingir a melhor marca da carreira, 4) alcançar final mesmo sem atingir os objetivos anteriores e 5) conquistar medalhas. 
Ressaltando que a maioria dos eventos teve ausências importantes, Cavalheiro acredita que o país poderia ter tido um desempenho mais substancial.

- À exceção dos dois saltos com vara, onde mais de 80% (dos nomes de peso) estavam presentes, todas as outras provas estavam não muito fortes. Se tivéssemos alcançado os objetivos 1-2-3 (listados acima) poderíamos ter vários finalistas, inclusive medalhistas. Exemplos: Keila, Darlan, Thiago e Fabiana. 
Na tentativa de buscar pontos positivos na participação brasileira, Cavalheiro listou a experiência dada a dois estreantes e a avaliação de cada atleta sobre o estágio atual de sua preparação.

- Ponto positivo: dois atletas (Fábio e Eliane) fizeram a sua primeira participação em competições a nível mundial, o que é importante para eles. Também foi a competição onde os nossos atletas, a cinco meses dos Jogos Olímpicos, tiveram a oportunidade de avaliarem como anda a preparação deles e se é necessária algum tipo de modificação de planejamento e periodização. A nossa competição de controle será o Ibero-Americano, no Rio, em maio, e aí sim poderemos avaliar melhor.
A delegação verde-amarela no Oregon Convention Center contou com 10 atletas. As principais expectativas se concentraram no salto com vara, competição que abriu o programa de provas. Fabiana Murer, campeã mundial indoor em 2010, faria sua despedida em eventos do gênero. Thiago Braz, que em fevereiro superou o recordista mundial Renaud Lavillenie em um meeting na Alemanha, já havia saltado 5,93m no ano.
Os dois, no entanto, não conseguiram render de acordo com o potencial. Murer despediu-se em sexto lugar após errar os três saltos em 4,70m, enquanto Thiago ficou na penúltima colocação acertando apenas o salto de 5,55m. Augusto Dutra, finalista no Mundial de Pequim e outro representante brasileiro na prova, amargou a lanterna, tendo sucesso apenas com o sarrafo a 5,40m.

Foto: Getty Images
Veja mais em: http://goo.gl/l9u4nD

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores