segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

Coe lança novo prêmio da IAAF

02|12|2018 - 22:10 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt

São Paulo - O presidente da IAAF, Sebastian Coe (GBR), lançou neste domingo (dia 2) uma competição pública para o design de placas do novo prêmio da entidade, o "IAAF World Athetics Heritage", em homenagem a atletas e aos palcos de suas grandes performances. Coe - antigo recordista mundial dos 800 m - fez o anúncio do prêmio enquanto recepcionava parentes de grandes atletas (lista abaixo) no Meridien Hotel, em Mônaco, Principado onde fica a sede da IAAF.

Fonte: CBAt
Entre outros, estavam no grupo parentes do finlandês Paavo Nurmi, ganhador de nove medalhas em três Olimpíadas: Antuérpia 1920, Paris 1924 e Amsterdã 1928. E ainda familiares de Jesse Owens, o negro norte-americano ganhador de quatro medalhas de ouro nos Jogos de Berlim 1936, quando botou por terra a pretensão nazista de provar a superioridade da raça ariana.

A placa será concedida em cinco categorias diferentes que além da performance irá considerar também o local em que se deu a conquista e outros aspectos: cidade, competição, lenda, marco e cultura. Um dos 12 atletas listados para a premiação é o brasileiro Adhemar Ferreira da Silva, que em 1950, no antigo estádio do Tietê, igualou o recorde mundial do salto triplo, com 16,00 m (depois conquistaria o bicampeonato olímpico, em Helsinque 1952 e Melbourne 1956). Adhemar morreu em 2001, aos 73 anos.

Doze atletas e localidades de conquistas abrangendo todas as seis áreas continentais da IAAF, diretamente associadas a uma dúzia de lendas, foram anunciadas como recebedoras inaugurais do prêmio (em ordem cronológica):

-Emil Voigt (GBR) - Manchester Harriers e Athletics Club (Manchester-GBR)
-Eric Lemming (SWE) - Fundação IAAF em 1912 (Estocolmo-SWE)
-Paavo Nurmi (FIN) - Estádio Paavo Nurmi (Turku-FIN)
-Mildred Didrikson (EUA) - Museu Babe Didrikson (Beaumont-EUA)
-Chuhei Nambu (JPN) - Parque Meiji Jingu Gaien Nikoniko (Tóquio-JAP)
-Jesse Owens (EUA) - Ferry Field, Wolverines da Universidade de Michigan (Ann Arbor-EUA)
-Fanny Blankers-Koen (NED) - Jogos e Estádio Fanny Blankers-Koen (Hengelo-HOL)
-Emil Zatopek (CZE) - Golden Spike e Mstský Stadion (Ostrava-CZE)
-Adhemar da Silva (BRA) - Centro Esportivo e de Lazer Tietê (São Paulo-BRA)
-Irena Szewinska (POL) - Stadion Zawiszy Imienia (Bydgoszcz-POL)
-Betty Cuthbert (AUS) - Sydney Cricket e Sports Ground Trust (Sydney- BRA)
-Abebe Bikila (ETH) - Estádio Abebe Bikila (Addis Abeba ETH)

Sebastian Coe afirmou que "em vez de procurar locais famosos, buscamos pontos menos conhecidos, mas associados a desempenhos igualmente notáveis". O dirigente prosseguiu: "Muitos destes estádios já desapareceram e essas placas serão uma lembrança permanente dos incríveis feitos esportivos que aconteceram nessas pistas." E finalizou: "O lançamento deste prêmio é um dia emocionante para o nosso esporte, pois começamos a unir as competições, personalidades e performances em todo o mundo, que desempenharam um papel importante na rica história do atletismo. É importante para o nosso futuro esportivo que reconheçamos esse legado ".

Em São Paulo, o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, elogiou a iniciativa do presidente da IAAF. "Foi uma ideia realmente original e justa, e ficamos felizes por ver na lista de homenageados o grande Adhemar Ferreira da Silva", comentou o dirigente brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores