São Paulo - O fundista Alfredo Gomes, nome de sucesso no Atletismo brasileiro na década de 1920, teve sua biografia lançada nesta quinta-feira dia 2, no Clube Espéria, um dos mais tradicionais da capital paulista.
O livro, que foi escrito pelo neto do corredor, AC Paula, tem o título: "ALFREDO GOMES - Vida, Vitórias e Conquistas". Ainda na capa, a linha fina esclarece: "A história do primeiro atleta negro brasileiro a disputar uma Olimpíada."
No caso, trata-se dos Jogos Olímpicos de 1924, realizado em Paris, na França, quando pela primeira vez o Atletismo nacional se fez representar - quatro anos antes, em Antuérpia, na Bélgica, o Brasil participou com atiradores, nadadores e remadores.
Na equipe do Atletismo em 1924, treinada por Alexander J. Hobart, norte-americano radicado em São Paulo, Alfredo Gomes disputou os 5.000 m e 10.000 m, além do cross country que à época fazia parte do programa olímpico.
Alfredo Gomes foi um dos grandes nomes do Atletismo de nosso País em seu tempo. Ele foi recordista nacional dos 5.000 m e ganhador da prova na primeira edição do Campeonato Brasileiro Interseleções, disputado em 1925, em São Paulo.
Provavelmente, porém, o feito mais lembrado de Alfredo Gomes talvez seja o título conquistado na corrida inaugural da São Silvestre, criada em 1925 e disputada no último dia do ano pelas ruas centrais de São Paulo.
Instituída pelo jornalista Cásper Líbero, então diretor do jornal "A Gazeta", a prova tornou-se uma das mais importantes do calendário internacional e nunca deixou de ser realizada, nem mesmo nos anos da Segunda Guerra Mundial (1939-1945).
No lançamento da obra sobre o atleta, esteve presente o presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), que lembrou ser Alfredo Gomes "um dos grandes nomes da fase de consolidação do Atletismo em nosso País".
Nenhum comentário:
Postar um comentário