sexta-feira, 12 de outubro de 2018

12 de Outubro, Dia da Criança com escola e esporte

12|10|2018 - 11:24 | Da Assessoria de Imprensa da CBAt
São Paulo - Um dia importante. Assim podemos definir 12 de Outubro. Não falta o que comemorar. Mas, a festa mais lembrada é o Dia da Criança. No esporte também é assim. No Atletismo, especialmente. Afinal, antes de qualquer outro esporte, é a prática atlética que entra no dia-a-dia da infância. Principalmente nas brincadeiras em que não faltam as corridas.

Há alguns anos, a IAAF - a federação internacional de Atletismo - desenvolveu um programa, que visava levar o conhecimento básico do Atletismo às crianças com até 12 anos. Era o Kids Athletics, traduzido no Brasil como MiniAtletismo.

A CBAt divulgou uma cartilha, que foi distribuída a treinadores e professores de Atletismo. A orientação fundamental, no caso, é que nesta idade, até 12 anos, se evite as competições.

Realizar festivais era a orientação. É uma forma de falar do esporte de forma lúdica, para a entrada das crianças no universo esportivo. Mais tarde, chega a hora da competição e há campeonatos oficiais na categoria sub-16. A especialização deve vir um pouco mais tarde.

Enfim, unir a prática do esporte-base à educação, o que poderia começar com a grade escolar novamente também as aulas de educação física. "Levar o esporte à escola é uma forma de garantir uma geração mais saudável e, também, de ampliar a base de praticantes em nosso País", diz o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho, professor universitário aposentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores