quinta-feira, 18 de outubro de 2018

Há 50 anos, as conquistas de Nelson Prudêncio

17|10|2018 - 10:41 | Assessoria de Imprensa da CBAt

São Paulo - O sucesso de Nelson Prudêncio não foi apenas como atleta. Mas suas vitórias foram também as do cidadão. Extraordinária ainda é a sua evolução, pois começou tarde no esporte e ainda assim alcançou o ápice mundial no Atletismo. Nelson nasceu em Lins, mas ainda criança sua família mudou-se para Jundiaí, também no interior paulista.
Fonte: CBAt
O menino jogava futebol, mas não houve boa aceitação em casa. Aos 20 anos, em 1964, ele conheceu o Atletismo. Mais especificamente, o salto triplo. Treinando apenas duas vezes por semana, no ano seguinte Nelson ganhou o Troféu Brasil no Rio de Janeiro, quando pela primeira vez viajou à "Cidade Maravilhosa".

Em 1967, ele subiu ao pódio nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, no Canadá, quando conquistou a medalha de prata. Ainda conquistaria mais uma medalha no PAN, novamente de prata, em Cáli, na Colômbia, em 1971, quando foi superado pelo cubano Pedro Perez, então recordista mundial da prova.

Em Olimpíadas, ganhou também duas medalhas: prata no México em 1968 e bronze em Munique, na Alemanha, em 1972. Porém, foi na capital mexicana que Nelson Prudêncio obteve seu maior feito, em uma das provas mais emocionantes da história Olímpica.

Nelson, o italiano Giuseppe Gentile e o soviético da Geórgia Viktor Saneyev quebraram cinco vezes o recorde mundial do triplo, que era de 17,03 m e pertencia havia oito anos ao polonês Jósef Schmidt.

Na Cidade do México, a preliminar da prova aconteceu em 16 de outubro e Gentile saltou 17,10 m. A marca cairia mais quatro vezes, na final, disputada no dia 17 - há exatamente 50 anos. Aí, novamente o italiano superou o recorde, com um salto de 17,22 m, na primeira tentativa. Na terceira série, Saneyev melhorou o recorde em um centímetro, alcançando 17,23 m

Na quarta série o brasileiro saltou 17,27 m, recorde mundial. Apenas na sexta e última tentativa o soviético marcou 17,39 m e quebrou o recorde de Nelson e garantiu a medalha de ouro. Nelson fez o triplo brasileiro voltar ao cenário internacional, com a medalha de prata. Gentile ganhou o bronze.

"Cheguei ao auge no México", lembraria mais tarde Prudêncio. "Depois, mantive a carreira o atleta e ao mesmo tempo comecei meu trabalho como professor da Universidade Federal de São Carlos", concluiu. Em sua vida acadêmica, alcançou o título de Doutor pela Universidade de Campinas, a conceituada Unicamp.

Foi ainda o primeiro atleta a tornar-se, por dois mandatos, vice-presidente da CBAt, na chapa de Roberto Gesta Melo, nos anos 2000. Nelson Prudêncio morreu em 23 de novembro de 2012. "Nelson foi um grande atleta e um cidadão exemplar", testemunha o presidente da CBAt, Warlindo Carneiro da Silva Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores